You Are Here: Home » Festa Junina

Festa Junina

Durante o mês de junho, acontecem muitas manifestações culturais e festejos em quase todo o Brasil. É tempo de Festa Junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal e logo foi inserida aos costumes brasileiros.

Quadrilha de Campina Grande

Quadrilha de Campina Grande

Existem duas hipóteses para a origem do termo “Festa Junina”: pode vir de “São João”, nome de um dos santos homenageados, através do termo “joanina” ou pode vir de “junho”, mês em que as festas são celebradas.

Os festejos juninos acontecem num arraial, um lugar que imita uma antiga cidade rural e onde são realizadas as festas, quadrilhas, os leilões, a queima de fogos, bingos etc. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa, devido à época ser propícia para a colheita do milho.

No Brasil, as Festas Juninas se confundem com a festa de São João. Elas são comemoradas principalmente na Região Nordeste e cada estado a celebra de uma maneira peculiar.

Em São Luís, por exemplo, São João é praticamente sinônimo de Bumba-Meu-Boi, uma mistura de dança e teatro, com personagens humanos e animais fantásticos, tendo como tema principal a morte e ressurreição de um boi.

Já em Caruaru, situada a 130 km de Recife, o ritmo que embala a maior parte das comemorações é o forró, e destaca-se no Nordeste como uma das Festas Juninas mais tradicionais.

A melhor Festa de São João brasileira acontece em Campina Grande, na Paraíba. A cidade inteira se transforma num gigantesco arraial, repleto de apresentações artísticas e brincadeiras tradicionais.

Arraial em São Luís antes da festa

Um arraial em São Luís

Apesar das várias maneiras de comemorar o São João, há dois elementos comuns a todo arraial: comida boa e alegria de sobra!


Vocabulário
Quadrilha – dança tradicional de São João realizada com vários casais
Fogos – artefatos pirotécnicos
Canjica – A canjica é uma iguaria típica da culinária brasileira, consumida especialmente no período das festas juninas. A canjica é elaborada com grãos de milho, leite de vaca, manteiga, açúcar, água, leite de coco e canela.
Propício – adequado
Embalar – entreter, divertir
Forró – música típica nordestina que tem como principal instrumento a sanfona
Repleto de – cheio de
De sobra – em abundância, em grande quantidade

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons