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Atividade física

Transcrição do áudio

Repórter: Mas aquela ideia de que basta praticar atividade física duas ou três vezes por semana, já ficou ultrapassada. A frequência deve ser maior.

Médico: a nova diretriz do Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda cinco vezes por semana. Agora, é importante deixar bem claro que pra romper a inércia, ela não tem que iniciar com cinco vezes por semana. Ela tem que progressivamente começar com duas vezes, depois três vezes, quatro vezes e até chegar as cinco vezes por semana dentro de um processo progressivo…

Repórter: e quanto tempo por dia?

Médico: e o tempo recomendável em… básicos, gira em torno de 30 minutos por dia, minimamente.

Repórter: e se você for praticar exercícios todos os dias o recomendado é que alterne o tipo de atividade. Experimente, descubra e escolha o que você gosta. Pra mim, por exemplo, o plano ideal tem corrida na segunda e na quarta-feira, natação na terça e na quinta. E na sexta, uma aula de Ioga. Uma semana completa, com esforço aeróbico, força, equilíbrio e alongamento.

Médico: isso é até interessante, porque vai trabalhar musculações diferentes, vai trabalhar o estímulo cardíaco de maneira diferente…

Repórter: mas cuidado! Exercício demais também não é bom.

Médico: se você faz uma atividade física e aquilo está gerando dores musculares de maneira a te trazer um desconforto, pra você levantar da cadeira, se deslocar, pegar um ônibus… isso é sinal que o exercício foi feito além da conta.

Repórter: Se por um lado a gente não deve exagerar, por outro, sem esforço, não há resultado. Por isso, o nosso especialista dá a dica pra ir aumentando  carga aos pouquinhos.

Médico: então, se hoje eu  caminhei 10 minutos é interessante que na semana que vem eu caminhe mais 5 minutos, 15 minutos e na outra semana, mais 5 minutos. E progressivamente, em pouquinho, em pouquinho eu vou subindo essa carga. Se hoje eu fiz um trabalho de musculação e levantei lá 10 quilos, eu não posso na semana seguinte tentar dobrar essa carga. Eu tenho que fazer um aumento correspondendo a 10, 15 por cento e de pouquinho em pouquinho eu ir progredindo essa carga.

Repórter: agora, se você não tem tempo e só pode fazer exercícios duas ou três vezes por semana, não desanime! Você ainda está no lucro.

Médico: é claro que entre a pessoa ficar sedentária completa e fazer alguma coisa, atividade, é muito melhor fazer alguma coisa.

Repórter: e tem mais: alimentação e atividade física estão muito ligadas. O nosso desempenho depende desta combinação. O que se deve comer e beber antes, durante e depois do exercício depende muito do tipo de atividade. Mas nosso especialista dá algumas dicas.

Médico: a recomendação é que a pessoa faça um consumo de líquidos regular durante toda a atividade física pra não deixar haver a desidratação.

Repórter: e comer, o que é permitido antes de se fazer exercício?

Médico: isso vai depender muito do tipo de alimento que a pessoa tá fazendo. Se a gente tá comentando uma feijoada, essa pessoa que comer essa feijoada umas 6 horas antes de fazer atividade física. Se uma pessoa fez um almoço por volta de meio dia… o interessante é que tenha um tempo em torno de umas três horas pra que todo o processo digestivo possa ocorrer de maneira normal.

Repórter: o ideal, segundo o professor, é comer algo leve nas duas horas que antecedem o exercício, uma fruta, por exemplo.

Médico: nessa hora que antecede a atividade física, é muito importante evitar o consumo de derivados de leite, porque tendem a dar problema de refluxo gástrico e leva a um desconforto durante o exercício físico.

Repórter: mas ficar sem comer, de estômago vazio, também não dá certo.

Médico: isso é prejudicial na hora de fazer o seu exercício físico. Pra que a pessoa não corra o risco de ter uma queda de açúcar no sangue e levar um desconforto durante esse tipo de exercício.

Repórter: e quando a pessoa termina a atividade física, deve se preocupar em repor a água que perdeu. Pra isso, existe um teste muito fácil.

Médico: um testezinho da balança, pesar antes da atividade, pesar depois da atividade física, ver a diferença que deu e essa diferença de peso a gente tem que repor em forma de líquidos… e aí, tanto faz… Líquidos: água, refrescos, chá, café, né? Caldo de cana, água de coco. Qualquer tipo de líquido. Só não pode ser cerveja, hã! E quanto mais rápido for repor essa energia, melhor vai ser a atividade física do dia seguinte.

Repórter: mas se você conseguir fazer tudo isso certinho, os benefícios para a sua saúde, com certeza serão muitos!

Médico: seu estado físico geral vai ser aprimorado, os riscos de doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos vão cair… a… dentro de uma atitude que você toma de ser mais proativo. 

Vocabulário:

Além da conta – em excesso

Proativo – Que, por antecipação, identifica possíveis problemas ou situações, permitindo adoção de atitudes ou medidas adequadas.

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