You Are Here: Home » CB Tarefa 6

CB Tarefa 6

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO

1 – Material do exame

A Parte Escrita compõe-se de um Caderno de Questões, contendo os enunciados das tarefas e uma folha de rascunho para cada tarefa, e de um Caderno de Respostas.

1 – Identificação

Confira seus dados e assine seu nome na capa do Caderno de Respostas.

2 – Tempo

A Parte Escrita do exame tem duração de 3 horas, assim distribuídas:

Tarefa 1 (vídeo): 30 minutos, incluída a exibição do vídeo;

Tarefa 2 (áudio), 3 e 4 (textos escritos): 2 horas e 30 minutos, incluída a escuta do áudio e a leitura dos textos escritos.

Se você não terminar a Tarefa 1 no tempo indicado, poderá voltar a ela no decorrer da Parte Escrita.

3 – Instrumentos de Escrita

As respostas devem ser escritas à caneta esferográfica azul ou preta. Rasuras só serão aceitas se não dificultarem a leitura do texto. As respostas que apresentarem uso de corretivo ou que tiverem sido feitas a lápis serão anuladas.

4 – Rascunhos e anotações

Eles não precisam ser digitalizados.

5 – Legibilidade das Respostas

As respostas devem ser escritas com letra legível.

6 – Espaço para respostas

As respostas deverão limitar-se aos respectivos espaços reservados no Caderno de Respostas.  Textos escritos no Caderno de Questões, em folhas trocadas do Caderno de Respostas ou no verso dos espaços reservados no Caderno de Respostas não serão corrigidos, resultando na invalidação das respectivas tarefas.

Ao apertar o “play” não precisa voltar o vídeo ou áudio, pois eles irão tocar novamente. Seja justo com você mesmo, aperte o play apenas uma vez!

Após concluir sua tarefa, digitalize-a e envie-a para o email [email protected] 

TAREFA 6

Você é estudante de medicina e tem um blog chamado “Medicina Hoje”. Com base no texto abaixo, escreva artigo com o título “As próteses do século XXI”.

 

Partes do corpo humano que já podem ser substituídas pela ciência

Graças aos avanços tecnológicos da área e o advento da era digital, é possível vivenciar casos de reconstituição que antes eram inimagináveis. Veja abaixo algumas partes do corpo humano que já podem ser reconstruídas pelos cientistas.

Olhos

Pesquisadores da Faculdade de Medicina Weill Cornell, estão mais perto de resolver a codificação complexa que faz a ligação dos fotorreceptores e do cérebro. Por meio de estudos, os cientistas desenvolveram duas retinas artificiais, que foram testadas em animais, onde obtiveram resultados positivos. Os chips nos olhos percebem imagens, convertem em sinais, fazendo com que o cérebro acorde e volte enxergar.

Mãos

A Universidade de Chicago trabalha na criação de mãos que possam enviar sinais ao cérebro do que você está tocando. A mão pode ser um divisor de águas, assim como as próteses. No projeto, os pesquisadores vão continuar usando o software de simulação para ter essa sensação de sentir novamente.

mao

Pâncreas

Agora, as pessoas cujo pâncreas não produzem insulina suficiente para executar suas funções podem ter ajuda nesse processo por meio de um pâncreas artificial. Com a aparência de uma bomba de insulina, o pâncreas artificial também mantém o controle do açúcar no sangue e imitaria o bombeamento automático de insulina no corpo. E o mais importante, bombeando mais conforme o necessário.  A criação pode ajudar as pessoas com diabetes e doenças pancreáticas.

Orelhas

Células reais de orelhas estão sendo usadas para elaborar orelhas artificiais flexíveis e altamente realistas. Utilizando células de animais, os cientistas formado um gel de colagênio que pode ser moldado. A partir de uma impressora 3D, eles conseguem moldar o gel na forma de um ouvido humano, e depois de alguns dias de repouso no laboratório, as orelhas já estão prontas. As orelhas artificiais são implantadas sob a pele do braço para obter os vasos sanguíneos, e, depois são ligadas ao lado da cabeça.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons