Você está aqui:Home » Desmatamento

Desmatamento

Transcrição do áudio

As florestas cobrem hoje cerca de 30% da superfície terrestre. Mais de o equivalente a 50 campos de futebol desapareceram a cada minuto entre os anos 2000 e 2012 graças ao desmatamento. Na maioria das vezes para aumentar a superfície de cultivo. Mas a exploração de madeira, os incêndios, a pecuária em excesso e as mudanças climáticas também são responsáveis.

A bacia amazônica é o lar da maior floresta tropical do mundo. Satélites no Brasil fazem a localização de desmatamentos ilegais e ajudaram a reduzir a prática após um recorde de 80% em 2004. Mas o problema continua.

O desmatamento tem várias consequências como a destruição das casas e o habitat da fauna a redução da biodiversidade, o aumento das emissões de gases de efeito estufa, o rompimento do ciclo da água e o aumento da erosão do solo. As soluções possíveis são o manejo sustentável das florestas o replantio de árvores e reutilização e reciclagem de produtos de madeira.

Segundo a organização WWF, as florestas tropicais podem desaparecer em 100 anos no ritmo atual de desmatamento.

Sem florestas, o ecossistema global poderia entrar em colapso.

Vocabulário

Pecuária – Criação de gado (bovino, caprino etc.); o conjunto de técnicas e atividades relacionadas à criação de gado.

Bacia – Região banhada por um rio e seus afluentes; bacia fluvial, bacia hidrográfica.

Biodiversidade – A diversidade de comunidades vegetais e animais que se inter-relacionam e convivem num espaço comum que pode ser um ecossistema ou um bioma

Erosão – Desgaste ou arrastamento do solo, da superfície terrestre, causado pela ação mecânica das águas dos rios e mares, pela chuva, pelo vento etc.

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons