You Are Here: Home » Dia dos namorados

Dia dos namorados

Em boa parte do mundo, principalmente em países do hemisfério norte, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. Mas no Brasil, o Dia dos Namorados é 12 de junho e a razão disso é meramente comercial.

Tudo começou em 1949. Para melhorar as vendas, um publicitário de nome João Dória, ligado à agência Standard Propaganda, lançou, a pedido da extinta loja Clipper, uma campanha para melhorar as vendas de junho, considerado um mês fraco para o comércio.

Casal de namorados

Comemorando o Dia dos namorados

A campanha teve o apoio da Confederação do Comércio de São Paulo e consistiu na mudança do dia de São Valentim para o dia 12 de junho com o slogan: “não é só de beijos que vive o amor”.

A justificativa de Dória para escolher 12 de junho: é o dia que antecede o de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Em 12 de junho de 1949 aconteceu o primeiro Dia dos Namorados no Brasil.

Demorou mais de uma década para a nova data pegar, mas deu certo. Hoje, ela é a terceira data comemorativa com maior quantidade de vendas, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.


Vocabulário
Casamenteiro – que promove casamentos
Pegar – ser aprovado ou aceito
Dar certo – funcionar

Fontes: Almanaque Brasil / Terra

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons