You Are Here: Home » Dívida no cartão de crédito

Dívida no cartão de crédito

Transcrição do áudio

Olá, meninas. Tudo bem com vocês?

Hoje eu vou responder à pergunta de uma leitora aqui do blog, que também é a dúvida de muitas de vocês.

Então se você está com dívidas no cartão de crédito, presta atenção que eu vou responder a essa leitora e com certeza vai servir também pra você.

Ela escreveu assim:

Estava usando o cheque especial, para tapar o sol com a peneira, mas cortaram meu limite. Estou com dívidas em dois cartões, fora a dívida da faculdade e outras mais.

“Estou desesperada, nem sei como começar a organizar. Ontem dei uma lida no seu livro, Bolsa Blindada, foi o que me motivou a querer mudar essa situação. Se puder me dar umas dicas, agradeço”.

Olha, essa tem sido a dúvida de muita gente. O que que eu faço quando eu tenho um monte de dívidas. Geralmente as pessoas fazem a mesma coisa que essa leitora fez: vai buscar o dinheiro no lado mais fácil.

Então, ela mesma já falou uma coisa que é muito certa. Ela tava tapando o sol com a peneira, porque, você usar o cartão de crédito pra pagar outras dívidas, ou você pagar só o mínimo da fatura do seu cartão, vai fazer, gerar aí uma bola de neve, você não conseguir sair disso.

Então, o que que você faz quando você tem várias dívidas. Você escolhe pagar primeiro, ou negociar primeiro, as mais caras. Nesse caso, o cartão de crédito.

Serve também pra quem está enrolado no limite do cheque especial, não consegue sair do limite, cai lá o salário, cobre o limite aí usa o limite de novo pra pagar outras contas e fica nessa que não acaba nunca.

Então, o que que você deve fazer nos dois casos. Se o seu caso é o cartão de crédito, você tem que ligar na operadora do cartão ou ir pessoalmente se é um cartão de banco. E você pede um parcelamento fixo daquela dívida. A primeira coisa que eles vão fazer é cancelar o cartão. E é a melhor coisa que eles vão fazer pra você, porque você tem que parar de usar o cartão e pagar aquela dívida que já tá lá!

Você não pode deixando ela e adquirindo outra, porque é um dinheiro muito caro. Então, o que que você faz. Pede para eles renegociarem aquele valor, soma o que você tá devendo lá no cartão de crédito e faz parcelas fixas, parcelas que você possa pagar, ok?

Então, isso vai impedir que eles acrescentem mais juros, porque vão ser parcelas fixas. Cada vez que você pagar uma parcela, ela vai ser debitada do seu total, diferente de quando você vai lá e paga só o mínimo. Cê paga o mínimo aí os juros vem em cima de toda a dívida que ficou, vai a dívida toda lá, de novo. No outro mês parece que você não pagou nada.

O limite do cheque especial é a mesma coisa. Se você deixa cair seu salário, aí cobre, no dia seguinte você já tá no limite de novo, porque você pega e já sai pagando todas as suas contas… não adianta!

Vá ao banco e diga “eu quero cancelar o meu limite, eu quero parcelar no meu limite”, porque o que que vai acontecer, você consegue se organizar, né. Você vai ter aquela parcela fixa pra pagar e com o restante do seu salário, você consegue organizar e pagar as outras dívidas que você tem. Tá bem?

Então, não deixa a dívida correr solta. Não fica aí esperando receber um dinheiro pra pagar, porque a dívida vai cada vez crescer mais e dificilmente você vai conseguir sair dessa se não for dessa maneira, tá bem?

Essa é a minha dica pra você. Se você tem alguma dúvida, e quer mandar também pra gente, é só você ir na parte de contatos do blog, manda lá a sua mensagem a gente não vai te identificar e a sua pergunta de repente pode ajudar também várias outras leitoras, tá bom?

Até mais, tchau, tchau.

Vocabulário
Cheque especial – O cheque especial é, basicamente, um contrato existente entre um banco e um consumidor para que este tenha disponível um crédito de um determinado valor vinculado a sua conta bancária que, caso seja utilizado, deverá ser devolvido acrescido de juros e outras taxas.
Tapar o sol com a peneira – tentar enganar a si próprio, mascarar a realidade.
Blindado – revestido de aço ou chapa metálica resistente a projéteis (carro blindado, porta blindada); Defendido, protegido da ação de fatores externos.
Um monte de – Grande quantidade de.
Bola de neve – Situação, algo geralmente ruim, que piora com o passar de tempo.
Estar/ficar enrolado – Estar numa situação difícil, complicada.

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons