You Are Here: Home » Economês

Economês


Transcrição do áudio

Os últimos indicadores de desemprego no país mostram que tá todo mundo preocupado, muita gente perdendo emprego, a economia não vai bem, e o que que você pode fazer nessa época de Natal, que é uma época de comemorações, uma época em que a gente fica mais emotivo, pra que você comece o ano que vem melhor, pra que você comece o ano que vem empregado.

Na verdade, esse ano de 2015 permite tirar algumas conclusões em relação a emprego.

A primeira delas é de que o desemprego é maior em todo o Brasil pra quem tem até 24 anos de idade, ou seja, a turma do primeiro emprego ou a turma que ainda não se afirmou.

Sabe, aquela pessoa que hoje trabalha como frentista, amanhã ela é operadora de telemarketing, daqui a pouco ela é auxiliar administrativo.

São funções em que, dependendo da empresa, o salário é mais ou menos equivalente e mais ou menos baixo. E na hora em que a economia desanda, como agora, você não tem uma profissão com experiência mais sólida pra você ter uma carreira que te permaneça, que te mantenha um emprego por muito tempo.

Por isso, a solução nesses casos, é você tentar se reciclar, fazer cursos de aprimoramento, cursos de natureza técnica. Existe aí o Sebrae com vários cursos de duração de até dois anos. Existem cursos de natureza… pra trabalhar em hospital, pra trabalhar em consultório dentário, de habilidades manuais… uma série de atividades onde você pode desenvolver suas aptidões, aquilo com as quais você se identifica e em pouco tempo você consegue uma atividade.

São cursos relativamente curtos, subsidiados, ou seja, o custo deles é acessível pras pessoas, mesmo com pessoas que tenham pouco recurso e pode ser uma maneira de você entrar em 2016 com outras perspectivas.

Sou Gilberto Braga, titular da coluna Economês, do jornal Boas Novas Brasil.

Vocabulário
Turma

Grupo de pessoas.

Frentista

Empregado de posto de gasolina que atende os clientes.

Desandar

Fazer retroceder ou retrogradar; recuar.

Reciclar-se

Promover a atualização ou requalificação de (alguém ou si próprio); atualizar(-se).

Subsídio

Ajuda financeira ou de outra ordem, dada a pessoas ou instituições em dificuldades. Observação a pronúncia correta é subCídio e não subZídio!


Acessível

Neste caso, serviço que tem preço ou custo baixo ou razoável. A pronúncia correta é aCessível e não aKCessível!

Economês

Termos técnicos da área de economia. É a “língua” dos economistas.

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons