Você está aqui:Home » Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

 

A floresta amazônica é superlativa em tudo. A maior floresta do mundo abrange mais de 40% do território nacional e está presente em 9 países: Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

A Amazônia possui 1/5 da água doce disponível no mundo, possui também 1/3 das reservas florestais de todo o planeta.

O Rio Amazonas é o maior do mundo, tanto em volume d’água quanto em extensão. Ele nasce no Peru e chega ao Brasil com o nome de Solimões. Quando recebe as águas do Rio Negro, passa a se chamar Rio Amazonas. No encontro das águas, Rio Negro e Solimões correm lado a lado por seis quilômetros sem se misturarem. Isso se deve à diferença de densidade e temperaturas das águas dos rios.

A Amazônia é um dos locais mais chuvosos do planeta. Durante os meses de chuva, que começam em dezembro, a água sobe em média 10m, podendo chegar a 18m em algumas áreas. Durante metade do ano grande parte da floresta fica submersa, o que a torna a maior floresta inundada do planeta.

A temperatura média é de 33 o (célsius) e o clima é extremamente úmido. Um dia típico da Amazônia faz muito calor durante o dia e chove forte no fim da tarde.

A população ribeirinha se locomove em barcos e canoas e interage diretamente com a natureza. No município de Novo Airão, o programa é ver de perto os lendários botos cor-de-rosa, que aqui nadam nos quitais das casas e se alimentam nas mãos dos turistas.

A floresta é formada em boa parte por árvores de grande porte. Situadas muito próximas umas das outras. O solo desta floresta não é muito rico, possui apenas uma fina camada de nutrientes, formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico omus (húmus) é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nessa região.

A grande maioria das espécies animais da floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte, pois têm que migrar para a copa das árvores quando as águas sobem. Os rios que cortam a floresta amazônica (amazônica) são repletos de diversas espécies de peixes e de enormes vitórias régias, a maior flor aquática do mundo.

Vocabulário

Superlativo – Extremo, elevado ao mais alto ponto ou grau.

Submersa – Que foi posto ou está coberto pela água; submergido.

Boto – Nome de várias espécies de mamíferos cetáceos, marinhos ou fluviais.

Húmus – Camada superior de certos solos em que se acumula matéria orgânica predominantemente vegetal e já decomposta ou em decomposição, propícia à agricultura.

Porte – Tamanho ou dimensão de algo

Copa – Parte superior das árvores, formada pela ramagem, em forma convexa.

  

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons