You Are Here: Home » Lençóis maranhense

Lençóis maranhense

 

Transcrição do áudio

Evaristo: Aqui no Brasil tem um deserto do tamanho da cidade de São Paulo e esse será o destino do quadro Tô de Folga dessa sexta-feira.

Sandra: a gente vai embarcar para o Parque dos Lençóis Maranhenses, formado por cinco municípios. Hoje vamos conhecer um deles, a cidade de Santo Amaro.

Repórter: pra quem sai da capital São Luís, são 250 quilômetros de asfalto. E depois mais duas horas em trilhas. E só em veículo quatro por quatro. Quem não tem,  paga cinco reais pela passagem num veículo traçado ou aluga um carro com dezesseis lugares por R$ 250,00.

Primeira parada: Santo Amaro. Cidadezinha tranquila, com dez mil habitantes. As diárias nas pousadas custam em média R$ 80,00 por pessoa. E daqui já é um pulo para os grandes Lençóis Maranhenses.

De um certo ponto do Parque Nacional só se pode seguir a pé. Mas nem precisa andar muito pra encontrar água nesse deserto tropical. Oásis de lagoas enormes se formam em meio às dunas gigantescas.

Turista 1: cada vez que você vem tem uma lagoa nova, tem uma lagoa seca.

Turista 2: um paraíso desse faz a diferença. Volto pra Minas Gerais mais energizado.

Repórter: mas cuidado, o cenário bonito de tanta areia é traiçoeiro. É bom ter sempre um guia por perto.

Guia: sem guia não dá pra andar aqui, porque o vento apaga rápido a trilha.

Repórter: aqui é assim: em cada duna que sobe, uma paisagem diferente se revela. E olha, uma mais bonita que a outra. Nessa onde eu estou, onde se chega ao topo, olha só o visual que se tem ao fundo. Ali uma lagoa com mais de um quilômetro de extensão. E lá ao fundo, aquele céu azul escuro, é chuva que se aproxima.

Mas isso não atrapalha nem um pouco a paisagem, aliás, faz parte. É a chuva que faz com que esses lagos estejam sempre cheios. Do jeito que esses aí gostam de ver. Praticantes de kite surf.

Essas pranchas, levadas por pipas que chegam a atingir quase 100 km/h nas lagoas.

Turista 3: o lugar é perfeito, o vento bom, com a amizade, o pessoal vindo aí, é muito bom.

Música…

Vocabulário

Trilha – rastro deixado por algo, pessoa ou animal que passa; caminho por dentro da vegetação.

Traçado – com tração nas 4 rodas, 4X4.

É um pulo – é muito perto, rápido

Traiçoeiro – que manifesta traição (atitude traiçoeira); que pode atacar inesperadamente (animal traiçoeiro).

Guia – Guia de Turismo é o Profissional que acompanha e explica os atrativos; Guia Turístico é o roteiro impresso, com informações dos passeios.

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons