You Are Here: Home » Celpe-Bras Lição 2 – Tarefas 1 a 4

Celpe-Bras Lição 2 – Tarefas 1 a 4

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO

 

 

  1. Material do exame

A Parte Escrita compõe-se de um Caderno de Questões, contendo os enunciados das tarefas e uma folha de rascunho para cada tarefa, e de um Caderno de Respostas.

Ao concluir a versão final das Tarefas, envie-as dentro de um único arquivo.

 

  1. Identificação

Confira seus dados e assine seu nome na capa do Caderno de Respostas.

 

  1. Tempo

A Parte Escrita do exame tem duração de 3 horas, assim distribuídas:

Tarefa 1 (vídeo): 30 minutos, incluída a exibição do vídeo;

Tarefa 2 (áudio), 3 e 4 (textos escritos): 2 horas e 30 minutos, incluída a escuta do áudio e a leitura dos textos escritos.

Se você não terminar a Tarefa 1 no tempo indicado, poderá voltar a ela no decorrer da Parte Escrita.

Ao apertar o “play” não precisa voltar o vídeo ou áudio, pois eles irão tocar novamente.

Por favor, Seja justo com você mesmo. Limite-se a apertar o play apenas uma vez!

 

  1. Instrumentos de Escrita

As respostas devem ser escritas à caneta esferográfica azul ou preta. Rasuras só serão aceitas se não dificultarem a leitura do texto. As respostas que apresentarem uso de corretivo ou que tiverem sido feitas a lápis serão anuladas.

 

  1. Rascunhos e anotações

Eles não precisam ser digitalizados.

 

  1. Legibilidade das Respostas

As respostas devem ser escritas com letra legível.

 

  1. Espaço para respostas

As respostas deverão limitar-se aos respectivos espaços reservados no Caderno de Respostas.  Textos escritos no Caderno de Questões, em folhas trocadas do Caderno de Respostas ou no verso dos espaços reservados no Caderno de Respostas não serão corrigidos, resultando na invalidação das respectivas tarefas.

 

TAREFA 1

Dias atrás seu irmão lhe contou que estava pensando em trabalhar com venda direta, mas que não tinha certeza se poderia ter êxito com esse tipo de negócio.

Com base no vídeo sobre O Mercado de Vendas Diretas, escreva uma mensagem eletrônica para seu irmão incentivando-o a entrar no ramo, usando os números citados na reportagem para reforçar seus argumentos. 

 

TAREFA 2

Você faz parte de uma associação de donas de casa e está consciente da importância de se ter um controle do orçamento doméstico. 

Com base na reportagem em áudio Brasileiros Diminuem Compras Parceladas, elabore um texto para ser afixado na sala de reunião da associação falando sobre os perigos da compra parcelada face à atual crise econômica brasileira. 

 

Brasileiros diminuem compras parceladas. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=NpPbDckPtUk

TAREFA 3

Você tem um blog chamado “Economia para não Economistas”. Ao ler a reportagem “Mercado de Luxo não Sente a Crise” você ficou bastante motivado em escrever sobre o assunto.

Usando a reportagem como base, escreva um artigo para seu o blog com o tema “A crise financeira não atinge o mercado de luxo” .

 

Mercado de luxo não sente a crise

A queda da confiança do consumidor em relação à economia, inclusive entre os mais ricos, impacta diversos setores. Porém, o mercado de luxo ainda consegue manter, em 2015, sua constante evolução dos últimos anos. O crescimento real do setor no Brasil será de 4% neste ano, na comparação a 2014, segundo estimativas da Euromonitor, empresa de pesquisa de mercado.

No primeiro trimestre, enquanto a venda de veículos caiu 17% em comparação a igual período do ano passado, algumas marcas de importados não têm do que reclamar. É o caso de duas marcas da Fiat Chrysler Automobiles (FCA): a Dodge, com crescimento de 12,9% e a Jeep, que vendeu 133,6% mais veículos importados do que nos três primeiros meses do ano passado.

Embora entre os brasileiros os carros ocupem o topo do ranking quando o assunto é sofisticação, este não é o único segmento a crescer. Jóias, barcos e jatinhos executivos também entram na lista.

“O público desses segmentos de produtos são classes de maior poder aquisitivo, que sofrem menos com as questões socioeconômicas do Brasil”, diz a pesquisadora Renata Galhanone. Há quem diga, inclusive, que nem mesmo a valorização do dólar em relação ao real deverá afetar esse consumidor das das classes AAA.

“Não é o câmbio que força ou não uma venda. Um consumidor que compra um carro importado que custa R$ 400 mil já tem algo parecido no Brasil. Ele não busca uma commodity para o seu dia a dia, mas algo exclusivo. A preocupação é o status que aquele produto proporciona”, afirma Michelle Fernandes, diretora de logística e sócia da Next Global, companhia especializada em comércio exterior para pessoas jurídicas e física.

 

 

Experiência e bem-estar acima dos cifrões

Economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti concorda que, para os pertencentes à classe A, o luxo tem mais a ver com a experiência proporcionada do que a compra em si.  “O consumo significa experiência e pertencimento, e a compra de produtos e serviços de luxo mostra que muitos brasileiros estão dispostos a pagar mais — desde que o resultado tenha a ver com sensações positivas, visibilidade e exclusividade”, diz Marcela Kawauti .

Montadoras como a Jaguar e BMW instalaram suas fábricas no país, como estratégia para se aproximar do consumidor brasileiro. Grifes internacionais — como Chanel, Burberry, Hermès e Louis Vuitton — estudam abrir lojas fora do eixo Rio/São Paulo, ampliando seu raio de atuação.

 

Fonte: http://brasileconomico.ig.com.br/brasil/economia/2015-04-22/mercado-de-luxo-nao-sente-a-crise-e-segue-em-expansao.html

 

TAREFA 4

 

Você é sócio de uma pequena rede de lanchonetes. Ao ler o artigo “Entrega em domicílio: um serviço de sucesso”, você resolveu marcar uma reunião com seu sócio, colaboradores e gerentes de sua rede sobre o seu interesse em implementar o serviço de entrega em domicílio.

Usando o artigo citado abaixo como referência, elabore um texto que servirá de base para sua palestra, tentando convencer a todos sobre os benefícios que o sistema de entrega trará para o negócio.

 

Entrega em domicílio: um serviço de sucesso

As mudanças no ritmo de vida das pessoas têm feito surgir novas oportunidades para que empresas melhorem a maneira como criam, vendem e entregam seus produtos. Atualmente, trabalhamos mais, passamos mais tempo no trânsito, estamos sempre atrasados e não nos preocupamos tanto em comer bem. Na verdade, se quer conseguimos ir ao supermercado.

Neste cenário, lanches rápidos e comida industrializada têm tomado a mesa e se tornado a principal refeição do brasileiro. Porém, da mesma maneira que isso pode ser um problema, torna-se uma oportunidade para inovar. O mercado para serviços que entregam frutas, legumes e refeições saudáveis em casa tem apresentado um grande crescimento e, cada vez mais, as pessoas optam por esse tipo de alimentação em prol de uma vida mais saudável.

Mas como, exatamente, você e sua empresa irão tirar proveito dessa tendência? Nos próximos parágrafos iremos explicar as vantagens de se investir na entrega em domicílio. Acompanhe:

Uma nova oportunidade de mercado

Identificar oportunidades de mercado é vital para se destacar em meio a tantas empresas que surgem diariamente.

As entregas em domicílio se destacam por resolver um problema simples dos consumidores: a falta de tempo. Ao permitir que um pedido seja feito através da internet ou telefone, as empresas expandem o número de clientes que podem atingir e também melhoram a retenção dos clientes atuais. Mas para aproveitar o mercado de entregas, o empreendedor precisa conhecer alguns detalhes para que sua empresa não se atrapalhe com essa nova operação.

Entender que praticidade precisa estar no topo da cadeia de valor é fundamental para o sucesso desse tipo de negócio.

Praticidade e comodidade para o cliente

O grande diferencial das entregas em domicílio é oferecer a praticidade e a comodidade para o cliente. Quando o cliente pode escolher por um produto através da internet, sem a necessidade de ir até a loja, as chances da compra serem finalizadas são muito maiores.

Se a ideia é entregar produtos frescos, como frutas, legumes e até refeições naturais, é preciso ter uma preocupação ainda maior com o controle do estoque e entrega. Essa desvantagem em relação a supermercados pode ser utilizada a seu favor aumentando o custo do produto ou o valor da entrega. Pela comodidade de receber em casa, é comum que os consumidores aceitem preços maiores ou então paguem pela entrega além do valor do produto.

Como sua empresa pode aproveitar essa tendência

A oportunidade de se trabalhar com entregas em domicílio é muito clara, porém sua empresa precisa tomar alguns cuidados para ter sucesso. Pensar na logística das entregas é o ponto mais importante. Muitas empresas preferem terceirizar essa parte do serviço. Por um lado é mais barato e prático, por outro pode perder em organização e experiência do usuário.

No caso de alimentos frescos, como citamos anteriormente, é preciso um controle da qualidade dos produtos, para que eles não sejam entregues fora do ponto. Na internet, tenha um site com seus produtos, prazos e preços.

Já tem uma empresa que faz entregas em domicílio? Ou irá implementar uma? Sempre se lembre que você tem em mãos uma grande oportunidade, basta saber criar uma boa estratégia para atender os clientes. 

 

Fonte: https://www.asaas.com/blog/entregas-em-domicilio-um-servico-de-sucesso-conheca-esta-tendencia/

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons