You Are Here: Home » Celpe-Bras Lição 3 – Tarefas 1 a 4

Celpe-Bras Lição 3 – Tarefas 1 a 4

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO

 

 

  1. Material do exame

A Parte Escrita compõe-se de um Caderno de Questões, contendo os enunciados das tarefas e uma folha de rascunho para cada tarefa, e de um Caderno de Respostas.

Ao concluir a versão final das Tarefas, envie-as dentro de um único arquivo.

 

  1. Identificação

Confira seus dados e assine seu nome na capa do Caderno de Respostas.

 

  1. Tempo

A Parte Escrita do exame tem duração de 3 horas, assim distribuídas:

Tarefa 1 (vídeo): 30 minutos, incluída a exibição do vídeo;

Tarefa 2 (áudio), 3 e 4 (textos escritos): 2 horas e 30 minutos, incluída a escuta do áudio e a leitura dos textos escritos.

Se você não terminar a Tarefa 1 no tempo indicado, poderá voltar a ela no decorrer da Parte Escrita.

Ao apertar o “play” não precisa voltar o vídeo ou áudio, pois eles irão tocar novamente.

Por favor, Seja justo com você mesmo. Limite-se a apertar o play apenas uma vez!

 

  1. Instrumentos de Escrita

As respostas devem ser escritas à caneta esferográfica azul ou preta. Rasuras só serão aceitas se não dificultarem a leitura do texto. As respostas que apresentarem uso de corretivo ou que tiverem sido feitas a lápis serão anuladas.

 

  1. Rascunhos e anotações

Eles não precisam ser digitalizados.

 

  1. Legibilidade das Respostas

As respostas devem ser escritas com letra legível.

 

  1. Espaço para respostas

As respostas deverão limitar-se aos respectivos espaços reservados no Caderno de Respostas.  Textos escritos no Caderno de Questões, em folhas trocadas do Caderno de Respostas ou no verso dos espaços reservados no Caderno de Respostas não serão corrigidos, resultando na invalidação das respectivas tarefas.

 

TAREFA 1

A escola particular onde você leciona não possui nenhuma regra com relação ao uso do celular em sala de aula.

Ao assistir a uma reportagem sobre “O uso do celular em sala de aula”, você decide entrar em contato com diretoria.

Usando a reportagem como referência, escreva um email para a diretora da escola recomendando que o uso do aparelho seja totalmente banido das salas de aula.

 

TAREFA 2

Você trabalha no departamento de recursos humanos de um hotel 4 estrelas e resolve divulgar para os colaboradores informações sobre a portabilidade numérica.

Com base no áudio, escreva um resumo destacando as vantagens da portabilidade para ser afixado no vestiário dos colaboradores.

 


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=_wqXh0-IZqk

TAREFA 3

Seu patrão tem 67 anos e não possui muita intimidade com as tecnologias. Porém, devido aos negócios, ele se vê obrigado a usar um aplicativo de voz para interagir melhor com seus clientes.

Ao saber que você entende sobre smartphones e aplicativos ele envia-lhe um email pedindo sugestão de dois aplicativos que atendam às suas necessidades.

Sendo assim, escreva um texto informativo (com base no texto abaixo) para o email de seu patrão explicando os principais prós e contras dos aplicativos WhatsApp e Viber.

 

 

Viber ou WhatsApp?

 

viber

 

O Viber é um aplicativo multiplataformas criado para troca de mensagens eletrônicas e conversas por voz, tipo chat ou telefone voip.

Ele junta num só espaço um telefone voip, um serviço de envio de mensagens instantâneas e compartilhamento multimedia. O aplicativo permite o envio de mensagens de texto, participação em grupos e ligações de voz e de vídeo gratuitas com alta qualidade de som. Com relação à comunicação escrita, é possível criar grupos com até 100 participantes e enviar fotos, vídeos e texto.

Ele possui compatibilidade com outras plataformas, ou seja, não importa se seu amigo possui um iPhone, ou um aparelho com Android, Blackberry, Windows Phone, Symbian ou Bada, todos poderão conversar e realizar chamadas gratuitas entre si.

O programa também conta com um sistema de responder mensagens rápidas, além de disponibilizar emoticons e adesivos para você deixar as conversas mais pessoais. Adicionalmente, ele possui um sistema de notificações na barra do seu aparelho, para que você possa sempre saber quando receber algo novo.

Com o Viber também é possível compartilhar a sua localização para possibilitar que os seus amigos saibam onde você está no momento. Outro aspecto interessante é que o programa é leve, sendo uma boa alternativa também para quem possui um dispositivo mais modesto.

No total, o Viber possui aproximadamente 515 milhões de usuários ativos no mundo todo e 18 milhões de usuários no Brasil.

 

———————————–

 

whats

 

O Whatsapp é hoje em dia talvez a opção mais famosa na categoria de mensagens instantâneas. Ele permite que você envie mensagens de texto, vídeo, fotografias e gravações de voz. Além de ser extremamente fácil de usar, ele tem um grande ponto positivo: não tem qualquer tipo de publicidade.

O serviço de mensagens já possui mais usuários do que o Messenger, app de chat para os indivíduos que possuem conta no Facebook e em setembro de 2015 chegou a 900 milhões de usuários ativos em todo o mundo.

Ele possibilita a conversa grupos com vários contatos e transformar a conversa em uma verdadeira sala de bate-papo e seu sistema de gravação e envio de arquivos de voz facilita e agiliza o envio de mensagens mais complexas.

Vale lembrar também que o WhatsApp Messenger é uma ferramenta multiplataforma, ou seja, ele conta com versões para os mais famosos sistemas operacionais móveis do mercado, como Android, Windows Phone 8 e iOS.

Depois de muitos pedidos de vários usuários, o WhatsApp finalmente liberou a versão oficial de computador do mensageiro instantâneo. Para você utilizar o serviço no desktop, é preciso realizar um pequeno procedimento e ter a última versão do app instalada no smartphone que deve estar conectado à internet com o app vinculado ao seu número de telefone.

Fonte:www.baixaki.com.br

 

TAREFA 4

 

Você é formado em pedagogia e foi convidado por um jornal de sua cidade para escrever um artigo com o tema “Crianças e televisão”

Com base no artigo abaixo, escreva um texto a ser publicado na seção “Pais e Filhos” desse jornal falando sobre os danos que a TV pode trazer às crianças e dando dicas para um melhor aproveitamento do aparelho nos lares brasileiros.

 

 

Crianças X Televisão

 

tv

Assistir televisão é um dos maiores passatempos para as crianças e adolescentes.

Praticamente em todos os lares, seja qual for o nível social, o televisor está presente substituindo muitas vezes a presença materna, a babá eletrônica acessível a todos.

Segundo várias pesquisas, ao terminar o Ensino Médio, os adolescentes passaram mais tempo em frente à televisão que em sala de aula.

Não há discordâncias quanto ao fato de que a televisão pode entreter, informar e acompanhar as crianças, mas pode também exercer influências indesejáveis.

O tempo passado frente à televisão é subtraído de muitas atividades importantes, tais como a leitura, os trabalhos da escola, os jogos, a interação com a família e o desenvolvimento social.

Os problemas não são apenas detectados somente nos programas vistos, pois, encontram-se sob a influência de centenas de anúncios comerciais, muitos dos quais induzem a hábitos de alimentação nada saudáveis, estimulam o consumismo, difundem estilos de vida que associam a posse de bens supérfluos como fatores de sucesso, alegria e bem estar.

As crianças que permanecem mais tempo assistindo televisão correm um risco muito maior de :

– fazer menos exercícios;

– ler muito menos;

– aumentar de peso;

– apresentar pior desempenho escolar.

A violência, a sexualidade, os estereótipos de raça e gênero e o abuso de drogas e álcool são temas comuns nos programas televisivos. Crianças e jovens impressionáveis podem assumir que aquilo que se vê na televisão é normal, seguro e aceitável.

É por isso que os pais podem ajudar seus filhos a terem experiências mais positivas com a televisão, pois podem:

– assistir aos programas com os filhos, aproveitando ocasiões propícias para discutir o conteúdo do que é visto, bem como daquilo que é veiculado em comerciais;

– escolher os programas adequados para o nível de desenvolvimento da criança;

– limitar o tempo que é passado frente à televisão;

– desligar a televisão quando os programas parecerem inadequados a seus filhos;

– estabelecer que o horário de estudo é para ser dedicado a aprendizagem, não permitindo a realização de tarefas escolares com a televisão ligada;

E para terminarmos, mais uma recomendação importantíssima: a maioria dos pediatras orienta que crianças de até 6 meses não utilizem a televisão. Dos 6 meses aos 2 anos, eles poderão assistir os programas adequados, mas não ultrapassando 1 hora por dia, sendo dividos em 3 períodos (manhã/tarde/noite) de 20 minutos cada.

Fonte: http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=176&cat=8

 

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons