Você está aqui:Home » Museu de Arte de São Paulo

Museu de Arte de São Paulo

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido pelo acrônimo MASP, é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras e o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul.

Prédio do MASP

Prédio do MASP

Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas.

Ele possui também uma grande coleção de pinturas da escola portuguesa e espanhola, além de artistas ingleses e latino-americanos, como Diego Rivera. Dentre a coleção de artistas brasileiros, destacam-se Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior.

O museu, que é ícone da cidade de São Paulo, possui 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos e com vão livre de 74 metros.

O MASP também é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates.

Desde sua fundação, o museu vem proporcionando ao público brasileiro centenas de exposições de artistas estrangeiros e grandes exposições internacionais, através do Intercâmbio de obras com diversos museus no mundo e patrocínio de empresas parceiras.


Vocabulário
Acrônimo – palavra formada pelas primeiras letras ou sílabas de uma expressão.
Tombado – sob a guarda do governo para proteção e conservação.
Vão – espaço vazio.
Patrocínio – ajuda financeira para alguma atividade.

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons