You Are Here: Home » As principais religiões do Brasil

As principais religiões do Brasil

A Constituição brasileira prevê a liberdade de religião, e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados.

A maioria população brasileira (87%) é cristã, sendo grande parte católica. O catolicismo foi introduzido no século XVI por missionários jesuítas que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto e seguiu como a religião oficial do Brasil até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Atualmente, cerca de 65% dos brasileiros declaram-se católicos, de acordo com o Censo do IBGE de 2010.

A primeira Missa no Brasil

A primeira Missa no Brasil. Victor Meirelles.

O protestantismo foi trazido para o Brasil por imigrantes alemães, no início do século XIX, e por missionários norte-americanos, que vieram na segunda metade do século XIX. Os protestantes são o segundo maior segmento religioso do Brasil, representados principalmente pelas igrejas evangélicas, com aproximadamente 22% da população brasileira.

O terceiro maior grupo religioso do país é o Espiritismo, representando cerca de 2% da população brasileira. A doutrina espírita obteve muita popularidade através de nomes como Bezerra de Menezes e Chico Xavier. Hoje, o país é o que reúne o maior número de adeptos do espiritismo no mundo.

Os escravos africanos também trouxeram suas crenças e religiões, que aos poucos se incorporaram ao cotidiano do Brasil. As principais religiões afro-brasileiras são o Candomblé e a Umbanda.

 

Vocabulário

Jesuíta – membro da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada no séc. XVI.
Laico – não religioso
Censo – conjunto de dados a respeito da população de um lugar
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Adepto – quem defende ou segue uma ideia ou princípio

 


 

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons