You Are Here: Home » CELPE-BRAS | TAREFA 5

CELPE-BRAS | TAREFA 5

TAREFA 5

Você é mãe de uma criança de 8 anos. Escreva uma carta do leitor expondo seu ponto de vista sobre a reportagem abaixo.

 

 

Crianças e televisão

 

Assistir televisão é um dos maiores passatempos para as crianças e adolescentes.

Praticamente em todos os lares, seja qual for o nível social, o televisor está presente substituindo muitas vezes a presença materna, a babá eletrônica acessível a todos.

Segundo várias pesquisas, ao terminar o Ensino Médio, os adolescentes passaram mais tempo em frente à televisão que em sala de aula.

Não há discordâncias quanto ao fato de que a televisão pode entreter, informar e acompanhar as crianças, mas pode também exercer influências indesejáveis.

O tempo passado frente à televisão é subtraído de muitas atividades importantes, tais como a leitura, os trabalhos da escola, os jogos, a interação com a família e o desenvolvimento social.

Os problemas não são apenas detectados somente nos programas vistos, pois, encontram-se sob a influência de centenas de anúncios comerciais, muitos dos quais induzem a hábitos de alimentação nada saudáveis, estimulam o consumismo, difundem estilos de vida que associam a posse de bens supérfluos como fatores de sucesso, alegria e bem estar.

As crianças que permanecem mais tempo assistindo televisão correm um risco muito maior de :

– fazer menos exercícios;

– ler muito menos;

– aumentar de peso;

– apresentar pior desempenho escolar.

A violência, a sexualidade, os estereótipos de raça e gênero e o abuso de drogas e álcool são temas comuns nos programas televisivos. Crianças e jovens impressionáveis podem assumir que aquilo que se vê na televisão é normal, seguro e aceitável.

É por isso que os pais podem ajudar seus filhos a terem experiências mais positivas com a televisão, pois podem:

– assistir aos programas com os filhos, aproveitando ocasiões propícias para discutir o conteúdo do que é visto, bem como daquilo que é veiculado em comerciais;

– escolher os programas adequados para o nível de desenvolvimento da criança;

– limitar o tempo que é passado frente à televisão;

– desligar a televisão quando os programas parecerem inadequados a seus filhos;

– estabelecer que o horário de estudo é para ser dedicado a aprendizagem, não permitindo a realização de tarefas escolares com a televisão ligada;

E para terminarmos, mais uma recomendação importantíssima: a maioria dos pediatras orienta que crianças de até 6 meses não utilizem a televisão. Dos 6 meses aos 2 anos, eles poderão assistir os programas adequados, mas não ultrapassando 1 hora por dia, sendo dividos em 3 períodos (manhã/tarde/noite) de 20 minutos cada.

Fonte: http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=176&cat=8

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons