You Are Here: Home » Serviços de telecomunicações no Brasil

Serviços de telecomunicações no Brasil

 

Transcrição do áudio

Âncora: O que você compraria hoje, um telefone ou um móvel?

Uma pesquisa divulgada hoje mostra que cada vez mais o telefone fixo perde espaço para o celular. Segundo o Ipea, o Instituto de Pesquisa Aplicada, 45% das residências não têm este tipo de aparelho. Veja na reportagem de Carolina Rocha.

Repórter: O telefone fixo perde cada vez mais espaço para o celular. Na casa de dona Vera, o fixo está até presente, mas o uso do telefone móvel é muito maior.

Vera: Eu uso mais o celular. Porque o fixo eu trabalho o dia todo e não fico em casa e o fixo é residencial. E outra coisa, a taxa do fixo tá muito alta. Então a gente usa realmente pra emergência.

Repórter: Dênis Chamorro é empresário e usa apenas o celular.

Dênis: É por causa do custo benefício, né. Cada vez mais ele vem oferecendo serviço com baixo custo, acaba não compensando tanto o fixo, né? E a mobilidade também que o celular oferece hoje.

Repórter: E essa é uma realidade que acontece em todo o Brasil. Uma pesquisa divulgada hoje pelo Ipea mostra que 45% dos domicílios brasileiros não possuem telefone fixo. A pesquisa também abordou os serviços de TV por assinatura e Internet banda larga.

Quase 60% dos entrevistados dizem que não possuem telefone fixo porque o celular substitui a necessidade por serviço de voz. Sobre TV por assinatura, mais de 26% possuem esse serviço. O acesso à Internet não chega em mais metade dos domicílios.

Os números mostram ainda que 51,8 % dos lares pesquisados não possuem computador.

João Maria Oliveira: E no caso da telefonia, a realidade brasileira segue a tendência mundial. É um fenômeno mundial. Em alguns países onde não havia estrutura de cobertura, por exemplo, da telefonia fixa, ela nem cresce, ela nem chega a ocorrer como por exemplo no nosso caso, no nosso caso nós tínhamos uma cobertura significativa e a utilização vem diminuindo por uma decisão puramente econômica.

Âncora: para saber mais sobre a pesquisa de telecomunicações do Ipea, é só acessar o site que aparece aí na tela.

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons