Celpe-Bras Lição 8 – Tarefas 1 a 4

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR OS ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO

 

 

  1. Material do exame

A Parte Escrita compõe-se de um Caderno de Questões, contendo os enunciados das tarefas e uma folha de rascunho para cada tarefa, e de um Caderno de Respostas.

Ao concluir a versão final das Tarefas, envie-as dentro de um único arquivo.

 

  1. Identificação

Confira seus dados e assine seu nome na capa do Caderno de Respostas.

 

  1. Tempo

A Parte Escrita do exame tem duração de 3 horas, assim distribuídas:

Tarefa 1 (vídeo): 30 minutos, incluída a exibição do vídeo;

Tarefa 2 (áudio), 3 e 4 (textos escritos): 2 horas e 30 minutos, incluída a escuta do áudio e a leitura dos textos escritos.

Se você não terminar a Tarefa 1 no tempo indicado, poderá voltar a ela no decorrer da Parte Escrita.

Ao apertar o “play” não precisa voltar o vídeo ou áudio, pois eles irão tocar novamente.

Por favor, Seja justo com você mesmo. Limite-se a apertar o play apenas uma vez!

 

  1. Instrumentos de Escrita

As respostas devem ser escritas à caneta esferográfica azul ou preta. Rasuras só serão aceitas se não dificultarem a leitura do texto. As respostas que apresentarem uso de corretivo ou que tiverem sido feitas a lápis serão anuladas.

 

  1. Rascunhos e anotações

Eles não precisam ser digitalizados.

 

  1. Legibilidade das Respostas

As respostas devem ser escritas com letra legível.

 

  1. Espaço para respostas

As respostas deverão limitar-se aos respectivos espaços reservados no Caderno de Respostas.  Textos escritos no Caderno de Questões, em folhas trocadas do Caderno de Respostas ou no verso dos espaços reservados no Caderno de Respostas não serão corrigidos, resultando na invalidação das respectivas tarefas.

 

TAREFA 1

[divide style=”2″]

Dias atrás seu primo comentou com você que queria instalar uma câmera de monitoramento na casa dele, mas não tinha dinheiro suficiente para fazer tal investimento. Com base no vídeo abaixo, escreva-lhe um email contando a respeito da alternativa apresentada na reportagem.

 

TAREFA 2

[divide style=”2″]

Você tem um blog sobre ciência e tecnologia. Escreva um artigo com o tema “robótica e medicina” tendo como referência as informações apresentadas no vídeo abaixo.

 


TAREFA 3

[divide style=”2″]

O celular que você comprou dois dias atrás apresenta problemas na câmera. Com base no texto abaixo, escreva uma carta de reclamação direcionada à loja que vendeu o aparelho solicitando a sua troca.

 

Celulares com defeito terão de ser trocados na hora

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, publicou nesta quarta-feira (23) nota técnica determinando a devolução imediata de aparelhos de celular com defeito. Segundo a nova interpretação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), os consumidores podem exigir a substituição do produto, a restituição dos valores pagos ou o abatimento do preço num outro aparelho.

O novo entendimento permite que o consumidor exija a troca do aparelho com defeito de fabricação diretamente da loja onde o celular foi comprado, e não tenha que recorrer ao fabricante ou a assistências técnicas, por exemplo.

“Em regra, os varejistas, fornecedores imediatos do produto, não assumem a responsabilidade sobre os defeitos apresentados pelos aparelhos, o que obriga os consumidores a procurar os fabricantes para a solução do problema. Ao procurar os fabricantes, os consumidores são encaminhados às assistências técnicas ou aos centros de reparos dos fabricantes”, segundo nota do Ministério da Justiça.

“Consumidores relatam, no entanto, diversos problemas no atendimento prestado pelas assistências técnicas, como por exemplo: inexistência de assistência no seu município, recusa da assistência em realizar o reparo, falta de informação na ordem de serviço, falta de peças de reposição, demora no conserto do produto para além do prazo de 30 dias, retenção do produto depois de tê-lo enviado pelo correio para o fabricante sem qualquer registro ou informação”, continua o comunicado.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, publicou nesta quarta-feira (23) nota técnica determinando a devolução imediata de aparelhos de celular com defeito. Segundo a nova interpretação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), os consumidores podem exigir a substituição do produto, a restituição dos valores pagos ou o abatimento do preço num outro aparelho.

O novo entendimento permite que o consumidor exija a troca do aparelho com defeito de fabricação diretamente da loja onde o celular foi comprado, e não tenha que recorrer ao fabricante ou a assistências técnicas, por exemplo.

Fonte: Advogados Associados

 

TAREFA 4

[divide style=”2″]

Você é estudante de medicina. Com base no texto abaixo, escreva email para seus colegas de curso falando sobre os recentes avanços tecnológicos no campo da medicina.

 

Partes do corpo humano que já podem ser substituídas pela ciência

A ciência tem sido de grande importância. No campo da saúde e da medicina, os ganhos são enormes, principalmente nos últimos anos. Os avanços nessas áreas ajudam milhões de pessoas com doenças e que necessitam de cuidados.

Graças aos avanços tecnológicos da área e o advento da era digital, é possível vivenciar casos de reconstituição que antes eram inimagináveis. Veja abaixo algumas partes do corpo humano que já podem ser reconstruídas pelos cientistas:

Olhos

Pesquisadores da Faculdade de Medicina Weill Cornell, estão mais perto de resolver a codificação complexa que faz a ligação dos fotorreceptores e do cérebro. Por meio de estudos, os cientistas desenvolveram duas retinas artificiais, que foram testadas em animais, onde obtiveram resultados positivos. Os chips nos olhos percebe imagens, convertem em sinais, faz com que o cérebro acorde e volte enxergar. O único problema ainda é na hora de mover o olho ao redor da órbita ocular sem ter uma aparência estrábica.

Mãos

A Universidade de Chicago trabalha na criação de mãos que possam enviar sinais ao cérebro do que você está tocando. A mão pode ser um divisor de águas, assim como as próteses. No projeto, os pesquisadores vão continuar usando o software de simulação para ter essa sensação de sentir novamente.

mao

Pâncreas

As pessoas cujo pâncreas não produzem insulina suficiente para executar suas funções, agora, podem ter ajuda nesse processo por meio de um pâncreas artificial. Com a aparência de uma bomba de insulina, o pâncreas artificial também mantém o controle do açúcar no sangue e imitaria o bombeamento automático de insulina no corpo. E o mais importante, bombeando mais conforme o necessário. O órgão artificial recebeu a aprovação da FDA, e pode ser uma criação promissora para a vida dos diabéticos. Os cientistas continuam a monitorar o órgão para garantir a precisão e a alta qualidade. A criação pode ajudar as pessoas com diabetes e doenças pancreáticas.

Nariz

Os pesquisadores da Universidade de Illinois estão criando narizes que imitam a sensação de cheiro. Eles querem desenvolver um nariz que possa detectar doenças. De que maneira? Usando um sentido de cheiro que é sensível as bactérias, sendo assim, esses narizes podem diagnosticar doenças. Com um chip que detecta o espectro de produtos químicos no ar e um sensor que dispara níveis para atingir sua calibração. Os pesquisadores esperam que a tecnologia esteja disponível dentro de poucos anos.

Fonte: Fatos Desconhecidos