You Are Here: Home » O certificado de proficiência em português do Brasil. Exame Celpe-Bras

O certificado de proficiência em português do Brasil. Exame Celpe-Bras

1 – O que é o Celpe-Bras?

Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil e aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)  com  o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.

 

  

No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

O exame é elaborado por uma comissão técnica composta por professores de universidades brasileiras atuantes na área de Português para Estrangeiros.

 

2 – Quem pode se candidatar?

Podem candidatar-se ao exame todos os estrangeiros, maiores de 16 anos, com Ensino Fundamental, que queiram comprovar, para fins educacionais, profissionais ou outros, a sua proficiência em português nos níveis Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior.

 

Portuguese Course For Beginners 

 

3 – Como é o exame?

O exame é de natureza comunicativa. Isso significa que não se busca aferir conhecimentos a respeito da língua, por meio de questões sobre a gramática e o vocabulário, mas sim a capacidade de uso dessa língua.

A competência do candidato é, portanto, avaliada pelo seu desempenho em tarefas que se assemelham a situações que possam ocorrer na vida real. Portanto, aprender sobre a cultura e o modo de vida do brasileiro são essenciais para ter êxito no exame.

 

4 – Quais são os componentes do exame?

Diferentemente dos exames de proficiência que testam em separado as quatro habilidades (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral  e  produção escrita), o Celpe-Bras avalia esses elementos de forma integrada, ou seja, como elas ocorrem em situações reais de comunicação. Essa integração de componentes é obtida por meio de tarefas.

 

 

5 – Como o exame é está estruturado?

O exame está dividido em dois módulos: Parte Coletiva e Parte Individual. O primeiro integra compreensão (oral e escrita) e produção escrita. O segundo integra compreensão (oral e escrita) e produção oral.

  

6 – Quais as datas de aplicação e inscrição?

O Celpe-Bras é aplicado duas vezes ao ano, nos meses de abril e outubro, e as inscrições ocorrem, respectivamente, em fevereiro/março e em agosto/setembro.

 

 

7 – Onde posso me inscrever para o exame?

O candidato deve fazer o exame apenas em instituições credenciadas no Brasil ou no exterior.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2020 o Celpe-Bras será realizado em vários Postos Aplicadores no Brasil e no exterior:

  • África (África do Sul, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Nigéria e São Tomé e Príncipe);
  • América Central (Costa Rica, Nicarágua, República de El Salvador e República Dominicana);
  • América do Norte (Estados Unidos e México);
  • América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela);
  • Ásia (China e Coreia do Sul);
  • Europa (Alemanha, Áustria, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Itália, Noruega, Polônia, Reino Unido  e Suíça);
  • Oriente Médio (Líbano e Israel).

 

Learn Brazilian Portuguese online with our courses.