You Are Here: Home » O certificado de proficiência em português do Brasil. Exame Celpe-Bras

O certificado de proficiência em português do Brasil. Exame Celpe-Bras

1 – O que é o Celpe-Bras?
Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil e aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)  com  o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. Internacionalmente, é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.

No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

O exame é elaborado por uma comissão técnica composta por professores de universidades brasileiras atuantes na área de Português para Estrangeiros.

2 – Quem pode se candidatar?
Podem candidatar-se ao exame todos os estrangeiros, maiores de 16 anos, com Ensino Fundamental, que queiram comprovar, para fins educacionais, profissionais ou outros, a sua proficiência em português nos níveis Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior.

Upper Intermediate, Advanced, and Advanced Superior.

 

Portuguese Course For Beginners 

 

3 – Como é o exame?
O exame é de natureza comunicativa. Isso significa que não se busca aferir conhecimentos a respeito da língua, por meio de questões sobre a gramática e o vocabulário, mas sim a capacidade de uso dessa língua.

A competência do candidato é, portanto, avaliada pelo seu desempenho em tarefas que se assemelham a situações que possam ocorrer na vida real. Portanto, aprender sobre a cultura e o modo de vida do brasileiro são essenciais para ter êxito no exame.

4 – Quais são os componentes do exame?
Diferentemente dos exames de proficiência que testam em separado as quatro habilidades (compreensão oral, compreensão escrita, produção oral  e  produção escrita), o Celpe-Bras avalia esses elementos de forma integrada, ou seja, como elas ocorrem em situações reais de comunicação. Essa integração de componentes é obtida por meio de tarefas.

Fundamentalmente, a tarefa é um convite para interagir no mundo usando a linguagem com um propósito social. Em outras palavras, uma tarefa envolve basicamente uma ação, com um propósito, direcionada a um ou mais interlocutores. Em cada tarefa há sempre um propósito claro de comunicação (escrever um texto para reclamar, para informar etc.) e um interlocutor (que pode ser um jornal, um amigo, um chefe etc.), de forma que o candidato possa adequar seu texto à situação de comunicação. 

Na correção do exame, esses aspectos são importantes para se julgar a adequação da resposta do candidato. Exemplo de tarefa: Escrever um e-mail para um amigo sugerindo atividades para o fim de semana, com base na leitura da seção de programação de um jornal.

5 – Como são as tarefas?

PARTE COLETIVA (3 HORAS)

Duas tarefas que integram compreensão oral e produção escrita

Duas tarefas que integram leitura e produção escrita

PARTE INDIVIDUAL (20 MINUTOS)

Entrevista e conversa sobre atividades e interesses do candidato e sobre assuntos de interesse geral, a partir de pequenos textos, fotos, cartoons, denominados elementos provocadores. Esse módulo é gravado em áudio ou em áudio e vídeo, dependendo da disponibilidade de equipamentos no centro aplicador e desde que garantida a boa qualidade das gravações.

  

6 – Como o exame é está estruturado?
O exame está dividido em dois módulos: Parte Coletiva e Parte Individual. O primeiro integra compreensão (oral e escrita) e produção escrita. O segundo integra compreensão (oral e escrita) e produção oral.

  

7 – O que é necessário para ser aprovado?
Como o objetivo do Celpe-Bras é certificar a proficiência em língua portuguesa em todas as habilidades de forma integrada, a nota final do candidato não é calculada pela média das notas da Parte Coletiva e da Parte Individual. Isso significa que um desempenho avançado na Parte Coletiva, por exemplo, não compensa um fraco desempenho na Parte Individual.

Portanto, mesmo apresentando um desempenho oral avançado na Parte Individual, se o candidato não alcançar um desempenho de nível intermediário (nível mínimo para certificação) na Parte Coletiva, ele não obterá certificação.

De acordo com a nota final geral obtida, o examinando será classificado nos seguintes níveis de proficiência:

NÍVEL

PONTUAÇÃO OBTIDA

Sem Certificação

0,00 a 1,99

Intermediário

2,00 a 2,75

Intermediário Superior

2,76 a 3,50

Avançado

3,51 a 4,25

Avançado Superior

4,26 a 5,00

 

 

8 – Quais são os níveis de proficiência avaliados no Celpe-Bras?
O Certificado Intermediário é conferido ao candidato que evidencia um domínio operacional parcial da língua portuguesa, demonstrando ser capaz de compreender e produzir textos orais e escritos sobre assuntos limitados, em contextos conhecidos e situações do cotidiano; trata-se de alguém que usa estruturas simples da língua e vocabulário adequado a contextos conhecidos, podendo apresentar inadequações e interferências da língua materna e/ou de outra(s) língua(s) estrangeira(s) mais frequentes em situações desconhecidas.

O Certificado Intermediário Superior é conferido ao candidato que preenche as características descritas no nível Intermediário. Entretanto, as inadequações e as interferências da língua materna e/ou de outra(s) língua(s) estrangeira(s) na pronúncia e na escrita são menos frequentes do que naquele nível.

O Certificado Avançado é conferido ao candidato que evidencia domínio operacional amplo da língua portuguesa, demonstrando ser capaz de compreender e produzir textos orais e escritos, de forma fluente, sobre assuntos variados em contextos conhecidos e desconhecidos. Trata-se de alguém, portanto, que usa estruturas complexas da língua e vocabulário adequado, podendo apresentar inadequações ocasionais na comunicação, especialmente em contextos desconhecidos. O candidato que obtém este certificado tem condições de interagir com desenvoltura nas mais variadas situações que exigem domínio da língua-alvo.

O Certificado Avançado Superior é conferido ao candidato que preenche todos os requisitos do nível Avançado; porém, as inadequações na produção escrita e oral são menos frequentes do que naquele nível.

 

Portuguese Intermediate Course

Portuguese Intermediate Course

 

9 – Qual a certificação mínima exigida pelas instituições?
A exigência de um certificado ou de outro é decisão exclusiva da instituição. Isso depende das necessidades de uso da língua exigida para certo curso ou função.

10 – Como é feita a correção?
A avaliação da Parte Individual é feita durante a interação face a face por dois avaliadores treinados. As notas são dadas de forma independente pelos dois avaliadores: enquanto um interage com o candidato e lhe confere uma nota levando em conta toda a interação, o outro observa e analisa seu desempenho de forma analítica, utilizando uma grade com seis critérios (compreensão, competência interacional, fluência, adequação lexical, adequação gramatical, pronúncia) com gradações de desempenho específicas para cada nível. As interações são gravadas em áudio para eventual aferição e análise por parte da Comissão Técnica.

A avaliação da Parte Coletiva é feita no Ministério da Educação, em Brasília, por corretores especialmente treinados e supervisionados pela Comissão Técnica, que utilizam grades de correção com critérios previamente definidos, específicas para cada uma das tarefas.

Cada tarefa é avaliada por dois corretores, também de forma independente, mantendo-se em sigilo a identidade do candidato.

 

1 – Os 7 erros fatais no Celpe-Bras
2 – Exemplos de tarefas
3 – Por que tantos candidatos são reprovados?
4 – 10 perguntas e respostas sobre o Celpe-Bras
5 – Pronomes demonstrativos nível avançado
6 – Meu sotaque pode ser um problema na Prova Oral?
7 – Expressões com partes do corpo
8 – O certificado do Celpe-Bras tem prazo de validade?
9 – Como usar o verbo FICAR (mais de 50 exemplos com áudio)
10 – 30 erros que dificultam sua aprovação no Celpe-Bras
11 – Colocação pronominal nível avançado: Entregarei-lhe, lhe entregarei ou entregar-lhe-ei?
12 – Textos com áudio sobre a cultura e gastronomia brasileira
E muito mais!

Clique aqui para participar do meu Curso Grátis Para Celpe-Bras e receber TODAS as notícias do Exame (resultados, atualizações etc).

 

11 – Quais as datas de aplicação e inscrição?
O Celpe-Bras é aplicado duas vezes ao ano, nos meses de abril e outubro, e as inscrições ocorrem, respectivamente, em fevereiro/março e em agosto/setembro.

12 – Como se preparar para o exame?
O candidato pode preparar-se sozinho lendo jornais e revistas, assistindo a filmes e programas de televisão, interagindo com outros falantes de português.

  

13 – Onde posso me inscrever para o exame?
O candidato deve fazer o exame apenas em instituições credenciadas no Brasil ou no exterior. Veja a lista de instituições aqui: http://portal.inep.gov.br/postos-aplicadores

14 – Como se inscrever para o Celpe-Bras?
O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e o questionário, disponíveis no site do Celpe-Bras http://celpebras.inep.gov.br/inscricao.

Fonte: MEC

Learn Brazilian Portuguese online with our free lessons