Episódio 1 – A origem do Podcast Brasil Com Ricardo Reviewed by Ricardo Filgueira on .   Olá, ouvinte do podcast Brasil Com Ricardo! Bem-vindo ao melhor podcast sobre a língua portuguesa e cultura brasileira! Meu nome é Ricardo Filgueira, sou bras   Olá, ouvinte do podcast Brasil Com Ricardo! Bem-vindo ao melhor podcast sobre a língua portuguesa e cultura brasileira! Meu nome é Ricardo Filgueira, sou bras Rating: 0
You Are Here: Home » PODCAST » Episódio 1 – A origem do Podcast Brasil Com Ricardo

Episódio 1 – A origem do Podcast Brasil Com Ricardo

Episódio 1 – A origem do Podcast Brasil Com Ricardo

 

Olá, ouvinte do podcast Brasil Com Ricardo!

Bem-vindo ao melhor podcast sobre a língua portuguesa e cultura brasileira! Meu nome é Ricardo Filgueira, sou brasileiro e professor de português.

Neste primeiro episódio eu vou apresentar a você a proposta deste podcast, sua estrutura e o que você aprenderá com ele. Mas antes, quero lhe contar como esse projeto começou.

Bom, no final de agosto deste ano, em 2019 um aluno que aprendeu português comigo, me fez a seguinte pergunta : “Ricardo, você pode me recomendar um bom podcast pra melhorar meu português, algum para o meu nível.”

Cara, para o seu nível, agora de cabeça eu não me lembro. Mas eu vou procurar e depois te falo, tudo bem?” Eu percebi que ele ficou um pouco frustrado com a resposta, mas o que eu poderia dizer? Eu não sabia mesmo.

Então, no dia seguinte, eu passei quase uma tarde inteira procurando isso na internet. E pra minha surpresa eu achei só uns 3 podcasts específicos para quem está aprendendo português. Porém, mesmo sendo entre aspas “para quem está aprendendo português”, algumas coisas me incomodaram… 

Esse aqui tem temas variados, mas não tem vocabulário pra ajudar na compreensão; Esse podcast é bom, mas tem alguns recursos que são pagos; Este aborda a cultura brasileira, mas é chato e superficial; Hum… esse até que é bom, mas fala de uma maneira artificial, parece a voz do Google tradutor, nada natural.

“Espera aí! Se não há nenhum bom, então eu vou criar um”. Porém, o problema era o seguinte: eu não entendia nada, nada de podcast! Mas quem não sabe aprende, não é, professor?

Exatamente! E de setembro até o início de novembro, eu dediquei boa parte do meu tempo pra pesquisar sobre o assunto. Procurei ferramentas para podcast, estudei como editar áudio, pensei em temas, divulgação etc. Além disso, eu decidi que esse podcast deveria ter as seguintes características:

  • Primeiro, ele deveria falar sobre vários assuntos: sociedade, cultura, trabalho, saúde, esporte etc.
  • Ele deveria abordar temas da atualidade;
  • Dar dicas de como funcionam as coisas no Brasil;
  • Ele também deveria passar um pouco de minhas experiências pessoais;
  • Ele deveria ser interativo, com imagens, links e fontes de pesquisa;
  • Ele deveria ter transcrição do áudio e fornecer vocabulário para auxiliar na compreensão do assunto.

Falando nisso, participe deste podcast! Envie sua sugestão de assunto, eu vou deixar meu contato no final da transcrição deste áudio. 

Mas Ricardo, como eu faço para ver a transcrição deste áudio? É simples, caro ouvinte., acesse portuguesdobrasil.com.br/brasilcomricardo e procure por “episódio 1”

Agora, gostaria de te fazer uma pergunta. Sim, pra você que está me ouvindo agora. Você sabe o que é podcast? Eu vou te explicar. De uma maneira bem simples, podcast é como um programa de rádio, porém, com uma grande diferença e ao mesmo tempo com uma grande vantagem: você pode ouvir o que quiser, na hora que você quiser. Basta acessar e clicar no play.

E para quem é esse Podcast?

Ele é pra você, aluno de nível B1, ou seja , de nível intermediário e acima. Mas, Ricardo eu ainda não tenho esse nível. Sem problema, caro ouvinte! Venha aprender português comigo. Eu vou deixar o link do meu curso no final da transcrição deste áudio. Agora eu quero lhe dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo este podcast.

Eu recomendo que primeiro você escute o áudio, tentando entender o máximo que você puder. Depois, escute-o novamente, lendo a transcrição. Quando você lê e escuta ao mesmo tempo, você fornece mais estímulos ao cérebro, facilitando a compreensão e a memorização.

Outra coisa, observe que há palavras sublinhadas ao longo da transcrição. Isso indica que essas palavras possuem explicação no final da transcrição. Perceba que muitos termos não estarão no vocabulário abaixo, pois eu pressuponho que você já os conheça ou que pelo menos você consiga compreendê-los dentro do contexto. 

 

➡️ Meus cursos online e materiais gratuitos no meu site

➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook

➡️ Minha rotina e dicas de português no Instagram

➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest

➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube

 

Como eu lhe disse, eu sou professor de português, mas isso não significa que os áudios serão sempre formais. Dependendo do assunto, eu vou falar de uma maneira coloquial ou formal, como eu sempre faço nos meus materiais e cursos. A proposta é lhe dar um conteúdo relevante e interessante, e que em cada episódio você aprenda algo sobre o Brasil e sobre a língua portuguesa. 

Neste podcast você verá  um conteúdo exclusivo, totalmente diferente do que você vê no meu canal do YouTube e em minhas outras redes sociais. E quanto à periodicidade? Será diário, semanal, quinzenal ou mensal? Diário não dá pra fazer, pois leva tempo pra produzir cada episódio. Ele será semanal, sempre aos sábados, às 20h, horário de Brasília. Veja como seguir meu podcast na descrição transcrição deste áudio.

Ah! E lembra do meu aluno que pediu uma sugestão de podcast? Eu entrei em contato com ele uma semana antes de lançar o primeiro episódio do Brasil Com Ricardo. 

E agora, assim como você, ele também é um dos assinantes deste podcast. 

 

🙋‍♂️🙋‍♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram

 

Vocabulário

De cabeça: off the top of my head

Esse até que é bom: this one is pretty good

Divulgação: promotion

As seguintes características: the following features

Abordar: to approach, to broach

Fornecer: to provide

Aproveitar ao máximo: to get the most

Falando nisso: speaking of which

Basta acessar: just access; all you need to do is to access

Ou seja:  which means, in other words

Aproveitar ao máximo: to get the most

Pressupor: to assume, take for granted

Quanto à periodicidade: as regards recurring/frequncy

Até porque: especially because

Lançar: to launch, to release

Assinante: subscriber

Learn Brazilian Portuguese online with our courses.