Infodemia. O que é e como se proteger Reviewed by Ricardo Filgueira on . [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption] Desde o início da pandemia de coronavírus, uma enorme [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption] Desde o início da pandemia de coronavírus, uma enorme Rating: 0
You Are Here: Home » PODCAST » Infodemia. O que é e como se proteger

Infodemia. O que é e como se proteger

Infodemia. O que é e como se proteger

Desde o início da pandemia de coronavírus, uma enorme quantidade de informações verdadeiras e falsas vem circulando na internet. A Organização Mundial de Saúde (OMS) descreveu esse fenômeno como “infodemia”.

A palavra infodemia se refere a um grande aumento no volume de informações associadas a um assunto específico, que podem se multiplicar exponencialmente, em pouco tempo devido a um evento específico, como a pandemia atual

 

➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook

➡️ Minha rotina no Instagram

➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest

➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube

 

O acesso global à Internet levou à geração exponencial de informações e a um aumento do número de meios possíveis de obtê-las, criando uma epidemia de informações, uma infodemia.

Nas grandes plataformas e redes digitais circulam informações valiosas e atualizações de notícias sobre a pandemia em questão de segundos, em todo o mundo. Dentro da mesma capacidade, essas ferramentas também são capazes de fornecer informações de origem duvidosa e conteúdo falso que podem ameaçar o bem-estar das populações.

 

 

Além de tentar conter a propagação da epidemia do novo coronavírus, a Organização Mundial de Saúde tem também o desafio de combater o vírus da desinformação, que se espalha a um ritmo vertiginoso, como o próprio coronavírus, agravando a situação da saúde pública.

A informação é muito valiosa para combatermos a propagação da Covid-19. No entanto, informação em excesso pode agravar a pandemia, pois dificulta identificarmos quais fontes são idôneas e confiáveis. Com tantas notícias e publicações produzidas e compartilhadas em todos os cantos do mundo, fica difícil saber o que é verdadeiro e o que é falso.

Essa enxurrada de informações, falsas ou verdadeiras, abala o emocional e causa danos à saúde mental, deixando as pessoas ansiosas, deprimidas e emocionalmente exaustas.

Esse abalo psicológico pode levar as pessoas a não seguirem as recomendações dadas por especialistas da saúde, levando-as a tomarem medidas prejudiciais, como tratamentos e “curas” sem qualquer embasamento científico. O desgaste emocional também pode reduzir a disposição das pessoas de seguir conselhos legítimos de saúde pública.

Tem gente que até nega a pandemia e acaba tomando atitudes que colocam em perigo suas vidas e as vidas de outras pessoas ao seu redor. Um exemplo disso são os indivíduos que se recusam a usar máscaras em locais públicos.

Mas, e como fazer para não sermos vítimas da infodemia e da desinformação? É necessário que sejamos mais criteriosos e cautelosos com o que lemos e compartilhamos. Se você não tiver certeza sobre a veracidade de uma informação, é melhor não compartilhá-la.

Além de disso, é importante termos cuidado com a quantidade de informações que consumimos sobre a pandemia, pois como já falei agora há pouco, isso pode ser nocivo à nossa saúde mental. É por esse motivo que eu só busco informações sobre o tema uma vez por dia.

 

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

 

Ah! E de vez em quando eu também vejo boas notícias sobre a pandemia, pra dar uma equilibrada, sabe? Afinal, muitos meios de comunicação brasileiros dão preferência a notícias mais alarmantes, tudo pra chamar nossa atenção.

E esse foi mais um episódio do Brasil Com Ricardo, o melhor podcast pra quem quer aprender português e cultura brasileira.

Obrigado pela atenção, e até o próximo episódio!

 

🎧Você pode seguir meu podcast no PodBean, Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.

 

🙋‍♂️🙋‍♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
 

Vocabulário

Bem-estar: well-being
Espalha-se a um ritmo vertiginoso: it spreads at a fast pace
Propagação: propagation, spread
Enxurrada de informações: flood of information
Abalo: concussion; shock; quake
Desgaste emocional: emotional distress
Conselhos legítimos: rightful/lawful advice
Negar: to deny
Pessoas ao seu redor: people around you
É necessário que sejamos mais criteriosos e cautelosos: We need to be more discerning and careful
Veracidade: truth, verity
Nocivo: harmful
Pra dar uma equilibrada: to make a balance

Learn Brazilian Portuguese online with our courses.