O Big Brother Brasil 20 está no ar! Reviewed by Ricardo Filgueira on . [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption]   Hoje vamos conversar sobre televisão.  Essa sem [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption]   Hoje vamos conversar sobre televisão.  Essa sem Rating: 0
You Are Here: Home » PODCAST » O Big Brother Brasil 20 está no ar!

O Big Brother Brasil 20 está no ar!

O Big Brother Brasil 20 está no ar!

 

Hoje vamos conversar sobre televisão. 

Essa semana eu soube que havia começado mais uma temporada do Big Brother Brasil, também conhecido como BBB. O quê? Mais uma edição desse programa? BBB 20? Não é possível! Mas é verdade, e o mais incrível é que ele estreou com audiência superior à edição de 2019.

O motivo disso foi uma novidade: este ano, além dos anônimos, o programa tem a participação de alguns famosos. A essência é a mesma: pessoas confinadas numa casa sendo observadas 24h por dia, disputando um prêmio de R$ 1,5 milhão.

O BBB foi ao ar pela primeira vez no Brasil em 2002, e de lá pra cá,  ele mudou quase nada, a receita é a mesma, só mudam os atores, ou melhor, os participantes. 

 

 

Aí, eu me pergunto: como um programa com tão pouco conteúdo, consegue durar tanto tempo? Eu descobri os motivos desse sucesso e vou falar sobre eles agora.

A vida do outro é show

As pessoas adoram saber da vida alheia e desde o início essa foi a principal proposta do programa. A ideia de transformar o telespectador em um voyeur, continua dando muita audiência.

O público se identifica

Outro fator que explica a longevidade do programa é a identificação do telespectador com os participantes: tem o pavio-curto, o brincalhão, o fofoqueiro, a exibicionista, o metido a intelectual… No Big Brother não há atores, há pessoas comuns, e isso causa uma empatia imediata com o público

A novela da vida real

Desde escolha dos participantes até a edição, tudo é feito para entregar ao espectador um produto nos mesmos moldes de uma novela, a diferença é que no BBB não há roteiros, são as interações e os conflitos que ajudam a construir o enredo dos próximos capítulos. 

 

➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook

➡️ Minha rotina no Instagram

➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest

➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube

 

Marketing pesado

A Globo, emissora de tv que exibe o BBB, passa o dia inteiro falando sobre o programa. Todos os dias, durante toda a programação há algum tipo de chamada. 

E se isso não fosse suficiente, os programas de fofoca das outras emissoras de TV estão sempre falando do Big Brother, colocando o reality show no centro das atenções. É feita uma verdadeira lavagem cerebral

E para finalizar este episódio, vou falar sobre algumas curiosidades do Big Brother Brasil. Mas antes, quero te lembrar que o vocabulário e a transcrição deste áudio estão disponíveis em portuguesdobrasil.com.br/brasilcomricardo

 

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

 

Curiosidades

1 – Dos 19 vencedores do BBB, 4 gastaram a totalidade do prêmio, mas a maioria soube administrar o dinheiro e fazê-lo crescer.

2 – 14 ex-bbbs viraram capa da revista PlayBoy.

3 – O Big Brother já foi exibido em mais de 60 países.

4 – A primeira casa do Big Brother Brasil foi construída em 55 dias úteis e tinha 2.300 metros quadrados.

5 – Até a 20ª edição, o programa já teve 305 participantes oficiais. O estado de São Paulo possui o maior número de participantes, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais.

6 – A participante mais velha foi Ieda Wobeto, do BBB17. Ela entrou na casa quando tinha 70 anos.

7 – A prova de resistência mais longa aconteceu no BBB18 e durou 42 horas e 58 minutos.

 

E aqui terminamos mais um episódio do Brasil Com Ricardo. Obrigado pela companhia, no próximo sábado eu estou de volta. Até lá!

 

?Você pode seguir meu podcast no PodBean, Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.

 

?‍♂️?‍♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
 

Vocabulário

Temporada: season

Disputar: um prêmio

Ir ao ar: to go on the air

De lá pra cá: since then

Aí, eu me pergunto: Then, I ask myself

Vida alheia: life of others; other people’s lives

Longevidade: lifetime; longevity

Pavio-curto: impatient; short temper

Fofoqueiro: gossip guy

Metido a intelectual: an intelectual wannabe

Público: audience; public

Roteiro: script

Enredo: plot

Emissora de tv: tv station

E se isso não fosse suficiente: And if that wasn’t enough

Lavagem cerebral: brainwashing

Learn Brazilian Portuguese online with our courses.