O Big Brother Brasil 20 está no ar! Reviewed by Ricardo Filgueira on . [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption]   Hoje vamos conversar sobre televisão.  Essa sem [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption]   Hoje vamos conversar sobre televisão.  Essa sem Rating: 0
You Are Here: Home » PODCAST » O Big Brother Brasil 20 está no ar!

O Big Brother Brasil 20 está no ar!

O Big Brother Brasil 20 está no ar!

 

Hoje vamos conversar sobre televisão. 

Essa semana eu soube que havia começado mais uma temporada do Big Brother Brasil, também conhecido como BBB. O quê? Mais uma edição desse programa? BBB 20? Não é possível! Mas é verdade, e o mais incrível é que ele estreou com audiência superior à edição de 2019.

O motivo disso foi uma novidade: este ano, além dos anônimos, o programa tem a participação de alguns famosos. A essência é a mesma: pessoas confinadas numa casa sendo observadas 24h por dia, disputando um prêmio de R$ 1,5 milhão.

O BBB foi ao ar pela primeira vez no Brasil em 2002, e de lá pra cá,  ele mudou quase nada, a receita é a mesma, só mudam os atores, ou melhor, os participantes. 

 

 

Aí, eu me pergunto: como um programa com tão pouco conteúdo, consegue durar tanto tempo? Eu descobri os motivos desse sucesso e vou falar sobre eles agora.

A vida do outro é show

As pessoas adoram saber da vida alheia e desde o início essa foi a principal proposta do programa. A ideia de transformar o telespectador em um voyeur, continua dando muita audiência.

O público se identifica

Outro fator que explica a longevidade do programa é a identificação do telespectador com os participantes: tem o pavio-curto, o brincalhão, o fofoqueiro, a exibicionista, o metido a intelectual… No Big Brother não há atores, há pessoas comuns, e isso causa uma empatia imediata com o público

A novela da vida real

Desde escolha dos participantes até a edição, tudo é feito para entregar ao espectador um produto nos mesmos moldes de uma novela, a diferença é que no BBB não há roteiros, são as interações e os conflitos que ajudam a construir o enredo dos próximos capítulos. 

 

➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook

➡️ Minha rotina no Instagram

➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest

➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube

 

Marketing pesado

A Globo, emissora de tv que exibe o BBB, passa o dia inteiro falando sobre o programa. Todos os dias, durante toda a programação há algum tipo de chamada. 

E se isso não fosse suficiente, os programas de fofoca das outras emissoras de TV estão sempre falando do Big Brother, colocando o reality show no centro das atenções. É feita uma verdadeira lavagem cerebral

E para finalizar este episódio, vou falar sobre algumas curiosidades do Big Brother Brasil. Mas antes, quero te lembrar que o vocabulário e a transcrição deste áudio estão disponíveis em portuguesdobrasil.com.br/brasilcomricardo

 

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

 

Curiosidades

1 – Dos 19 vencedores do BBB, 4 gastaram a totalidade do prêmio, mas a maioria soube administrar o dinheiro e fazê-lo crescer.

2 – 14 ex-bbbs viraram capa da revista PlayBoy.

3 – O Big Brother já foi exibido em mais de 60 países.

4 – A primeira casa do Big Brother Brasil foi construída em 55 dias úteis e tinha 2.300 metros quadrados.

5 – Até a 20ª edição, o programa já teve 305 participantes oficiais. O estado de São Paulo possui o maior número de participantes, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais.

6 – A participante mais velha foi Ieda Wobeto, do BBB17. Ela entrou na casa quando tinha 70 anos.

7 – A prova de resistência mais longa aconteceu no BBB18 e durou 42 horas e 58 minutos.

 

E aqui terminamos mais um episódio do Brasil Com Ricardo. Obrigado pela companhia, no próximo sábado eu estou de volta. Até lá!

 

🎧Você pode seguir meu podcast no PodBean, Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.

 

🙋‍♂️🙋‍♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
 

Vocabulário

Temporada: season

Disputar: um prêmio

Ir ao ar: to go on the air

De lá pra cá: since then

Aí, eu me pergunto: Then, I ask myself

Vida alheia: life of others; other people’s lives

Longevidade: lifetime; longevity

Pavio-curto: impatient; short temper

Fofoqueiro: gossip guy

Metido a intelectual: an intelectual wannabe

Público: audience; public

Roteiro: script

Enredo: plot

Emissora de tv: tv station

E se isso não fosse suficiente: And if that wasn’t enough

Lavagem cerebral: brainwashing

Learn Brazilian Portuguese online with our courses.