Carnaval: a festa mais esperada do ano Reviewed by Ricardo Filgueira on . [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption]   Olá aluno ouvinte, no podcast de hoje vamos fal [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption]   Olá aluno ouvinte, no podcast de hoje vamos fal Rating: 0
You Are Here: Home » PODCAST » Carnaval: a festa mais esperada do ano

Carnaval: a festa mais esperada do ano

Carnaval: a festa mais esperada do ano

 

Olá aluno ouvinte, no podcast de hoje vamos falar sobre um evento muito importante para o brasileiro: O Carnaval.

O Carnaval no Brasil é a maior festa popular do país e é também o feriado mais esperado do ano. Oficialmente, no calendário, o carnaval é apenas 1 dia, mas na prática dura 5 dias. Em 2020, o Carnaval começará na sexta dia 21/02 e se estenderá até 25/02, data que precede o início da Quaresma.

Muita gente acredita que o Carnaval é uma criação brasileira, mas ele não nasceu aqui. Estima-se que ele tenha chegado ao Brasil em meados do século XVII trazido pela sociedade europeia que aqui vivia.

E você sabe o que significa a palavra Carnaval?

Esse termo vem do francês carnaval e deriva do italiano carnevale, que é a festa dos prazeres da carne. E o que originou esse termo italiano foi a expressão latina Carne(m) levare, que significa, abstenção/suspensão da carne.

A palavra se refere apenas à terça-feira, pois é justamente o dia em que se deve dar adeus a carne e começar o jejum, que é a Quaresma.

O Carnaval no Brasil é uma festa interessante, pois revela muito do povo e dos seus desejos. A festa é marcada por muita folia, descontração e criatividade na confecção das fantasias, na criação das músicas e das danças.

 

bonecos de olinda

Bonecos de Olinda

 

Outra coisa que é fácil de ser percebida é a separação das classes sociais, pois há aqueles que podem curtir o Carnaval em camarotes e em bailes feitos para a elite. E do outro lado, há a maioria da população, que curte a festa ao som de algum bloco ou trio elétrico, ocupando ruas e avenidas.

Além da alegria, o Carnaval também abre espaço para a ironia, o sarcasmo, quebra de tabus, regras e valores sociais. As pessoas ficam mais à vontade para beber, beijar na boca, trair e cometer excessos; Parece que tudo é permitido. A combinação é perfeita: músicas com letras de duplo sentido, danças sensuais, verão, calor, corpos quase nus e muito álcool.

Mas Carnaval não é só pegação. Também há espaço para os foliões exporem suas insatisfações com os governantes, revelando momentos políticos e crises. E como fazem isso?

 

 

É marca registrada da festa, o uso de máscaras de governantes, fantasias de ladrões e condenados pela justiça, de padres, de freiras, adultos usando chupetas e fraldas, pessoas fantasiadas de super-heróis, homens vestidos como mulheres etc.

Essa irreverência e bom humor provocam boas gargalhadas. Em qualquer outra época do ano, se alguém sair por aí fantasiado de bebê, no mínimo será chamado de louco.

 

➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook

➡️ Minha rotina no Instagram

➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest

➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube

 

E essas coisas é que fazem o Carnaval brasileiro ser tão único e exótico, principalmente aos olhos dos estrangeiros que são seduzidos pela boa propaganda, afinal, nesse período, além de muito samba e alegria, os turistas também podem desfrutar das belezas naturais, sol, praias e gastronomia.

E esse coquetel de atrativos  gera muito dinheiro. Estima-se que em 2020, o estado do Rio de janeiro receberá 2 milhões de turistas e que a festa movimentará 4 bilhões de reais. É muita gente e muito dinheiro, não é mesmo?

Mas, o Rio de Janeiro não é o único destino. No país inteiro há Carnaval e a festa muda de formato dependendo da região e da cidade onde acontece. Os principais lugares de festa são: Rio de janeiro, São Paulo, Salvador (na Bahia), Recife e Olinda (cidades do estado de Pernambuco).

 

fantasia carnaval original

Fantasia de Carnaval mais original que eu já vi!

 

Então, vamos ver como é a festa em cada um desses lugares.

Rio de Janeiro –  Há o tradicional desfile das escolas de samba. O espetáculo é um conjunto harmonioso de artes plásticas, dança, música e poesia preparados durante o ano anterior. Como é uma competição, as escolas que desfilam tentam expor o máximo de criatividade, beleza e originalidade.

Há também os blocos que são grupos de pessoas que vão às ruas de forma mais ou menos organizada percorrendo trajetos urbanos definidos ao som de músicas e marchas carnavalescas.

 

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

 

São Paulo – se tornou também um destino para quem quer curtir o Carnaval. Apesar de não ser o destino preferido dos estrangeiros, a capital paulista é muito procurada pelos brasileiros que gostam de curtir as tradicionais marchinhas.

Uma curiosidade: Na cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior do estado, samba, axé e outros estilos musicais são proibidos por lei. Lá, a música oficial do Carnaval é a Marchinha, ficando, proibida a propagação de outros gêneros musicais no Centro Histórico e demais áreas delimitadas para o evento, durante os dias de Carnaval.

trio eletrico carnaval

Um trio elétrico

Aquele que não respeitar a lei, poderá ser multado. Lá a festa tem hora pra começar e pra terminar. Além disso, também é proibido vender ou portar na folia copos e garrafas de vidro, spray de espumas e fogos de artifício. Eu não gosto de Carnaval, mas esse eu até poderia conhecer. Só por causa da organização.

Agora é a vez de Salvador. Na capital da Bahia, o show é comandado por artistas populares que cantam em cima dos trios elétricos. Trio elétrico é um caminhão adaptado com aparelhos de sonorização e autofalantes superpotentes para a apresentação de música ao vivo. É como se fosse um grande palco sobre rodas. Inventados pelos próprios baianos, os trios elétricos circulam pelas ruas e avenidas e são seguidos pela multidão.

Em Recife, capital de Pernambuco, o principal atrativo são os blocos carnavalescos, que desfilam nas ruas sem cobrar nada dos foliões. É possível se divertir ao som do frevo, maracatu, reggae, samba…

 

 

Os foliões também podem brincar ao som do Galo da Madrugada que é um bloco carnavalesco tradicional, e é também o responsável pela abertura oficial do carnaval na cidade. Já em Olinda, o show fica por conta do frevo e do maracatu. E tem ainda outra atração bem tradicional é o Encontro dos Bonecos Gigantes, os famosos Bonecos de Olinda.

E chegamos ao final de mais um episódio do melhor podcast para aprender português e cultura brasileira.

Para ver a transcrição deste áudio, vocabulário, fotos, links e conteúdos extras, acesse

portuguesdobrasil.com.br/brasilcomricardo

Obrigado pela companhia, bom Carnaval e até a próxima semana. Tchau!

 

?Você pode seguir meu podcast no PodBean, Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.

 

?‍♂️?‍♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
 

Vocabulário

Se estenderá: it will be extende
Quaresma: lent
Em meados de: in mid
Jejum: fast
É marcada por muita folia, descontração: It’s marked by a lot of revelry, relaxation:
Fantasias: costumes
Curtir: to enjoy; to like
Camarotes e em bailes: VIP boxes and balls
À vontade para beber: free to drink
Trair: to betray/cheat
Cometer excessos: to commit excesses; to overboard
Letras de duplo sentido: double meaning lyrics
Pegação: do verbo “pegar”, consiste em beijar alguém na boca, abraçando essa pessoa com intensidade e às vezes de maneira libidinosa (to hook up)
Foliões: folião é aquele que participa de bailes e blocos carnavalescos; quem brinca o Carnaval
Chupetas e fraldas: pacifiers and diapers
Gargalhadas: Guffaws
Desfrutar das belezas naturais: to enjoy the natural beauty
Atrativos: attractions
Desfile: parade
Demais áreas delimitadas: other delimited areas
Ser multado: to be fined
Portar copos e garrafas: to carry glasses and bottles
Palco sobre rodas: stage on wheels
Multidão: crowd

 

Fontes e links:

https://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/post/decreto-n-06-2020–regulamenta-35-festival-de-marchinhas-2020$62466

https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2020/02/carnaval-2020-deve-movimentar-r-906-milhoes-em-sao-paulo_170965.html

https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/67250-precisa-de-ideias-para-a-sua-fantasia-de-carnaval-veja-25-opcoes-criativas.htm

Learn Brazilian Portuguese online with our courses.