Como cumprir as promessas de ano novo Reviewed by Ricardo Filgueira on . [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption]   É dezembro, mês de presentes, de festas, de esq [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption]   É dezembro, mês de presentes, de festas, de esq Rating: 0
You Are Here: Home » PODCAST » Como cumprir as promessas de ano novo

Como cumprir as promessas de ano novo

Como cumprir as promessas de ano novo

 

É dezembro, mês de presentes, de festas, de esquecer a dieta… Que maravilha! Mas, também é tempo de fazer aquela retrospectiva básica, de olhar pra trás e ver o que conseguimos realizar durante o ano. 

E aí, você se dá conta de que não conseguiu alcançar as metas que havia planejado para o ano que está acabando. Mas não fique triste! O ano novo está chegando, é hora de fazer mais promessas para os próximos 365 dias.

Promessas do tipo: “Não, em janeiro eu começo a dieta, agora vai!” ou “próximo ano eu mudo de emprego” Ah… fala sério, quem nunca fez promessa de ano novo que atire a primeira pedra.

E é claro que eu também faço as minhas. Ano passado, por exemplo, eu estabeleci a meta de engordar 4 quilos. O que Ricardo, engordar? É aluno-ouvinte, isso mesmo, enquanto a maioria das pessoas quer perder peso, eu quero ganhar. E pra conseguir isso, eu comecei a comer 6 vezes por dia, mas mesmo assim, eu só consegui 3 quilos. Bom nada mal, eu cheguei bem perto.

Não realizar suas promessas de ano novo é muito normal, não fique frustrado por isso, na verdade, são poucas as pessoas que conseguem cumpri-las.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, somente 8% das pessoas conseguem alcançar suas metas de ano novo, e segundo esse estudo, mais da metade dos entrevistados afirmou ter falhado em suas metas antes de 31 de janeiro.

Uma curiosidade do estudo são as prioridades dos homens e das mulheres: enquanto as mulheres tomam decisões focadas na saúde, os homens prometem encontrar um novo emprego e diminuir o consumo de álcool. A pesquisa também listou quais são as principais promessas de ano novo.

E você sabe qual é a promessa que está no topo da lista? Tem ideia? Vou te dar uma dica: tem a ver com saúde… Exatamente:

  1. Fazer dieta ou comer de forma mais saudável; 
  2. Depois, a segunda principal promessa é “Exercitar-se mais”;
  3. Perder peso;
  4. Economizar mais e gastar menos;
  5. Aprender uma nova habilidade ou hobby;
  6. Parar de fumar;
  7. Ler mais;
  8. Encontrar outro emprego;
  9. Beber menos álcool;
  10. E por último, passar mais tempo com a família e amigos.

Mas por que que as pessoas falham tanto com suas promessas? Eu tenho uma teoria. 

Primeiro, eu acho que muitas pessoas confundem promessa, com desejo. Por exemplo, no caso das dietas, muitas pessoas querem perder peso, mas no fundo, não estão dispostas a comer menos e nem a mudar seus hábitos. Ao meu ver, promessa significa ter compromisso, e se você não se dedicar, é apenas um desejo. Concorda?

 

➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook

➡️ Minha rotina no Instagram

➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest

➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube

 

E segundo, às vezes nós realmente queremos realizar o que planejamos, no entanto, ao longo do caminho percebemos que a promessa é maior que nossas forças, então desistimos por parecer algo inalcançável.

A solução para isso seria estabelecer metas pequenas, alcançáveis, sabe, não radicalizar. Por exemplo: ao invés de dizer “vou parar de fumar”, que tal prometer “vou fumar um cigarro a menos a cada mês”. Bom, eu não fumo, mas eu acho que não deve ser nada fácil parar com esse vício.

Ok, e como cumprir as promessas de ano novo? Eu vou te dar algumas estratégias que também serão adotadas por mim no próximo ano.

ENCONTRE PARCEIROS

Quer manter uma rotina de exercício? Que tal formar um grupo de amigos com o mesmo propósito? Crie um grupo no WhatsApp para um apoiar o outro, vai ser muito mais divertido.

BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL

Você tem dificuldade pra perder peso? Já tentou várias dietas, mas nunca deram certo? Será que não está na hora de buscar uma ajuda profissional? Vá ao nutricionista, faça um check up, enfim… Faça diferente. 

ESCREVA E COMPROMETA-SE EM PÚBLICO

Colocar no papel ajuda a reforçar o compromisso com a meta estabelecida. Escreva o que quer alcançar e faça o passo a passo que deve ser feito para alcançar a meta. E se você se comprometer em público, é ainda mais desafiador (challenging). Você teria coragem de publicar suas promessas de ano novo em alguma rede social?

 

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

 

Eu tenho coragem, eu acabei de postar minhas metas pra 2020 no Facebook e Instagram. A primeira meta é aprender italiano, pra ser mais preciso, até dezembro de 2020 eu quero alcançar o nível B1. Segunda meta: vou frequentar uma academia e conseguir no mínimo mais 3 quilos até o final do ano. Neste exato momento eu tenho 53kg.

Então é isso, este foi mais um episódio do Brasil Com Ricardo, o melhor podcast pra você aprender português e cultura brasileira.  A gente se vê de novo em 2020, sábado, às 20h, horário de Brasília.

Feliz ano novo e até lá! Tchau!

 
🎧Você pode seguir meu podcast no PodBean, Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.

 

🙋‍♂️🙋‍♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
 

Vocabulário

Dar-se conta de: to realize; to dawn on someone

Realizar: to accomplish; to perform

Promessa: promise

Atire a primeira pedra: cast the first stone

Enquanto: while

Afirmou ter falhado: claimed to have failed

Mas no fundo: but deep down

Dispostas a comer menos: willing to eat less

Ao meu ver: to my point of view

Compromisso: commitment

Alcançável: reachable

Ao invés de: instead of

Cumprir: to accomplish; to fulfill

Para um apoiar o outro: to support each other

Comprometer-se: to commit

 

Learn Brazilian Portuguese online with our courses.