É por isso que o Brasil é o país das frutas Reviewed by Ricardo Filgueira on . [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption] O que vem à sua cabeça quando você pensa em Brasil? So [caption id="attachment_7153" align="alignnone" width="300"] Aprenda Português em Tempo Recorde[/caption] O que vem à sua cabeça quando você pensa em Brasil? So Rating: 0
You Are Here: Home » PODCAST » É por isso que o Brasil é o país das frutas

É por isso que o Brasil é o país das frutas

É por isso que o Brasil é o país das frutas

O que vem à sua cabeça quando você pensa em Brasil? Sol, praias, frutas, Amazônia?

Se você já veio ao Brasil, certamente se apaixonou por seu imenso litoral cheio de belas praias, experimentou o sol que aquece o país o ano inteiro e se encantou com a exuberância da nossa fauna e flora. O Brasil é assim, cheio de belezas naturais que atraem milhares de estrangeiros.

Neste cenário, um grande destaque vai para as frutas, sejam elas nativas ou não. Essa doce riqueza é facilmente vista nos supermercados, nas feiras, nas lanchonetes, nos carrinhos dos vendedores ambulantes, nos parques públicos, nas calçadas e praças.

Até aqui em São Paulo é fácil encontrar árvores frutíferas pelas ruas. Quando eu falo isso pra meus alunos e amigos, eles acham que eu estou brincando. Mas acredite, é verdade, eu tirei algumas fotos bem curiosas pra te provar isso… Olha, é impressionante, tem até jaca! Acesse www.portuguesdobrasil.com.br/brasilcomricardo e procure pelo episódio 16.

 

 

Além de as frutas estarem nas calçadas, elas também estão presentes nos quintais e jardins das casas. Aquele que tem um quintal com uma boa área, provavelmente terá alguma planta frutífera, pelo menos um pé de limão.

Três fatores contribuem para essa abundância de frutas: boa quantidade de chuva, sol o ano inteiro e a fertilidade do solo.

E claro que tudo isso também favorece a economia do país. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil fechou 2019, batendo recorde nas exportações de frutas, que superaram 1 milhão de toneladas e o país atingiu US$ 1 bilhão em negócios. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás da China e Índia.

 

 

A Europa é grande compradora do produto brasileiro, chegando a importar cerca de 63% do volume total das frutas brasileiras. Além disso, o Brasil se destaca como um dos maiores fornecedores de manga, mamão e melão para a União Europeia.

 

➡️ Notícias, cultura brasileira e dicas de português no Facebook

➡️ Minha rotina no Instagram

➡️ Imagens do Brasil e dicas de português no Pinterest

➡️ Cultura brasileira e aulas de português no YouTube

 

Definitivamente, o Brasil é o país das frutas, não existe outro país com tanta quantidade e variedade. Estima-se que há mais de 300 espécies de frutas nativas espalhadas pelo território brasileiro e quase todas com nomes indígenas, pois elas já faziam parte da alimentação dos índios antes dos portugueses chegarem aqui.

Aliás, os portugueses foram os responsáveis pela disseminação de espécies botânicas nativas do Brasil pelo território de seu império. Para o Brasil trouxeram carambola, abacate, graviola, laranja, limão, jaca, manga, melancia, coco e muitas outras que se adaptaram bem às terras tropicais.

O coco verde é um exemplo bem interessante. Até o século XVI, não havia coqueiros no litoral brasileiro, portanto a paisagem deveria ser bem diferente da que conhecemos hoje. O coco se adaptou tão bem ao litoral, que muitas pessoas pensam que ele é uma fruta nativa.

As frutas brasileiras constituem um símbolo e um elemento fundamental de nossa cultura. Fazem parte do nosso dia a dia, estão presentes nas falas, nas músicas, nas artes e no exótico figurino de Carmem Miranda que mostrou ao mundo um pouco desse Brasil tropical.

Como eu disse anteriormente, o Brasil tem mais de 300 espécies de frutas nativas. E para você ter uma pequena amostra dessa riqueza, vou falar sobre 8 frutas genuinamente brasileiras bem conhecidas.

1 – Abacaxi (Ananas comosus) – do tupi ibacati, “fruta de cheiro forte”. A fruta possui vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6, B9, manganês, magnésio e potássio, além de ter bromelina, uma enzima que ajuda na digestão. Para manter a saúde em dia e evitar doenças, coma abacaxi.

2 – Açaí (Euterpe oleracea) – do tupi iá-çaí, que significa “fruta que chora”.  O açaí é uma fruta icônica da região Amazônica, tem elevado papel socioeconômico e cultural para os habitantes da região norte do Brasil. Possui grande valor nutricional, pois há na sua composição fibra alimentar, cálcio, potássio e ácidos graxos essenciais.

 

 

Quando maduros, os frutos apresentam coloração de cor violeta, quase negra. São produzidos durante boa parte do ano, porém com maior intensidade nos meses de julho a dezembro. O suco tem a consistência de um creme, muito consumido com peixes, farinhas e tapiocas na região norte do Brasil.

3 – Cajá (Spondias mombin L.)  –  A cor varia do amarelo ao alaranjado, tem casca fina e lisa. A polpa é grossa e suculenta, tem sabor ácido-adocicado e é muito utilizada na confecção de suco, sorvetes, geleias, vinhos, licores etc. Fonte de vitamina C, o cajá protege contra doenças cardíacas, e é uma excelente fonte de cálcio. A fruta é encontrada principalmente nos estados do Norte e Nordeste.  Na América do Norte o cajá é conhecido como “yellow mombin”.

 

 

4 – Caju (Anacardium occidentale) – do tupi akayu, “noz que se produz”. Composto de duas partes distintas: castanha e o pedúnculo, a polpa macia e aquosa de cor amarela ou vermelha.

Essa parte macia chamada pedúnculo é a polpa do caju, é com ela que se faz o suco, muito consumido no Nordeste, principalmente nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

5 – Cupuaçu (Theobroma grandiflorum) – Fruta nativa da região amazônica, possui formato oval, casca rígida de cor marrom. Sua polpa é branca, de sabor ácido e perfume intenso; com ela fazemos sucos, geleias, cremes, sorvetes, compotas e até licores.  As sementes também são aproveitadas para a retirada de sua manteiga, utilizada para a fabricação do cupulate ou para a fabricação de pomadas, batons, cremes e xampus. O cupulate é considerado o chocolate da Amazônia.

6 – Jabuticaba (Myrciaria cauliflora) – fruta nativa da Mata Atlântica de São Paulo e Minas Gerais. É uma das frutas mais exóticas que já vi. Diferente das frutas que crescem nos cachos, a jabuticaba cresce presa ao tronco e galhos da planta.

Ela é rica em ferro, fósforo, zinco, magnésio, vitamina B e C. Quando está madura possui polpa branca que contrasta com sua casca roxeada. A jabuticaba pode ser consumida in natura, assim como também na preparação de vinhos, licores, geleias, sucos e vinagres.

 

 

7 – Maracujá (Passiflora edulis) – De aroma inconfundível e acidez acentuada, a fruta pode ser encontrada em quase todo o país.

Rico em vitamina C, cálcio, fósforo, o maracujá possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, B1 e B2. Ele pode ser consumido puro ou na forma de suco, doce, geleia, sorvete e licor.

No Brasil é comum associarmos a fruta ao estado de tranquilidade. Princípios ativos como maracujina, passiflorine e calmofilase são encontrados principalmente nas folhas do maracujazeiro. Esses princípios ativos têm propriedades calmantes, hipnóticas, analgésicas e anti-inflamatórias.  Portanto, se você precisar se acalmar, tome um suco de maracujá!

 

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR

 

Em francês e em inglês essa fruta se chama respectivamente fruit-de-la-passion e passion fruit. Esses nomes tiveram origem quando missionários europeus enxergaram na flor do maracujazeiro a simbologia da Paixão de Cristo.

A coroa floral (coroa de flor) representava a coroa de espinho, os três estigmas da flor representavam os três cravos que prenderam Cristo na cruz e o fruto redondo simbolizava o mundo que cristo veio salvar.

8 – Pitanga (Eugenia uniflora L) – A fruta é nativa da Mata Atlântica brasileira e seu nome vem do tupi pi ́tãg, que significa “vermelho escuro”. Sua cor varia de acordo com o grau de maturação, que vai do amarelo passando pelo laranja até o tom vermelho escuro intenso, quando bem madura. Possui polpa aquosa, sabor agridoce e intenso perfume.

A pitanga é arredondada, achatada nas extremidades e tem pequenos gomos. Ela contém vitaminas A, B, C, é rica em cálcio, ferro, fósforo e magnésio.

Ela pode ser consumida in natura, em sucos, sorvetes, geleias, vinhos, licores, doces etc.

Bom, aluno-ouvinte. E este foi mais um delicioso episódio do podcast Brasil Com Ricardo. E, sSabe de uma coisa, o tema de hoje me deixou de boca seca.

Vou ali tomar um suco de cajá, descansar um pouco e pensar no tema do próximo episódio.

Obrigado por me ouvir e até a próxima semana. Tchau!

🎧Você pode seguir meu podcast no PodBean, Spotify ou Google Podcasts. Para baixar o arquivo em MP3, clique no ícone da seta para baixo localizado no player do áudio, no início desta página.

 

🙋‍♂️🙋‍♀️Envie sua sugestão de assunto, elogio ou crítica via Facebook ou Instagram
 

Vocabulário

Encantar-se com a exuberância da nossa fauna e flora: to be enchanted by the exuberance of our fauna and flora
Um grande destaque vai para as frutas: A big highlight goes to fruit
Ambulante: walking; itinerant
Além de: besides
Batendo recorde: breaking record
Superaram 1 milhão de toneladas: exceeded 1 million tons
O país atingiu US$ 1 bilhão em negócios: the country reached $ 1 billion in business
Chegando a importar cerca de 63%: it came to import about 63%
O Brasil se destaca: Brazil stands out
Fornecedores de manga: mango suppliers
Espalhar: to spread out; to scatter
Aliás: by the way; actually
Exótico figurino: exotic costume
Uma pequena amostra dessa riqueza: a small sample of that wealth
Para manter a saúde em dia: To keep your health up to date
Elevado papel socioeconômico e cultural: high socioeconomic and cultural role
Coloração: coloring
Maduro: ripe; mature
Casca de fruta: fruit peel
A polpa é grossa e suculenta: the pulp is thick and juicy
Macia e aquosa: soft and watery
Compota: jam; preserve
As sementes também são aproveitadas: the seeds are also used
Fabricação de pomadas: manufacture of ointments
Cacho: branch; curl
Cresce presa ao tronco e galhos da planta: grows attached to the trunk and branches of the plant
Roxeado(a): de cor roxa
Acidez acentuada: sharp acidity
Princípios ativos: Active principles
Enxergaram: o mesmo que ver
Coroa de espinho: crown of thorns
Cravo: Tipo de prego; Prego usado para fixar as mãos e os pés dos condenados à morte na cruz
A pitanga é arredondada, achatada nas extremidades e tem pequenos gomos: pitanga is rounded, flattened at the ends and has small buds

Fontes:

https://www.canalrural.com.br/radar/brasil-frutas-exportacao/

https://www.cepea.esalq.usp.br/br/documentos/texto/janelas-de-mercado-a-fruticultura-brasileira-no-mercado-internacional-ago-2003-xli-sober.aspx

Learn Brazilian Portuguese online with our courses.